Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anime Friends 2022: um giro completo pela convenção em São Paulo

O evento retornou após três anos e bateu recorde de público com a passagem de 90 mil pessoas pelo Anhembi

Após três anos de pandemia, o evento de cultura pop oriental Anime Friends retornou ao modelo presencial e lotou o espaço do Parque Anhembi, em São Paulo. Com a passagem de 90 mil pessoas pelo largo pavilhão, o sentimento era de nostalgia e animação entre os visitantes por estarem de volta após o distanciamento social.

A convenção ocorreu de sexta a domingo, dos dias 9 a 11 de julho, e contou com shows internacionais e nacionais de música oriental, exposição de animes, desfiles de cosplays, conversas com dubladores e atores, venda de mangás, espaço para shows de K-pop e até mesmo apresentações de luta livre. Foram mais de 30 horas de entretenimento para os amantes da cultura asiática. O acesso durante a sexta-feira foi liberado de maneira gratuita, e os interessados precisavam resgatar os ingressos no site para aproveitar o evento.

Durante todos os três dias de evento, os fãs puderam observar diversos estandes interativos, como o de Star Guardian, derivado do jogo League of Legends, que atraiu longas filas para a produção de vídeos 360º e até mesmo para fazer tatuagens temporárias. Além disso, a convenção contou com brinquedos infláveis para crianças, espaço para jogos de mesa e jogos eletrônicos, luta de espadas, expositores de produções que não são orientais (como Star Wars e Harry Potter), lojas de diversos artigos da cultura pop, mercados com snacks orientais e uma praça de alimentação com opções variadas.

O que realmente se destacou no evento foi a animação e interação do público. “Fantástico! A gente veio na última edição, em comparação a essa está muito melhor, muito mais organizado. Parece uma nova etapa do Anime Friends”, comenta uma das visitantes*, que estava na convenção acompanhada de sua família: “Os estandes estão bem mais organizados em termos de passagem, até mesmo as filas, que, mesmo gigantes, não são uma espera ruim”. Ao entrar no pavilhão era possível capturar um pouco das expectativas do público com o evento e as atrações mais aguardadas por grande parte deles: Yu Yu Hakusho e BABYBEARD.

A Jornalismo Júnior esteve presente durante todos os dias de convenção e conta com detalhes sobre os maiores destaques do Anime Friends 2022:

 

Palco Principal

O Palco Principal trouxe a música para o evento. Durante todos os dias, atrações nacionais e internacionais levaram os fãs à plateia e animaram o palco, entre os mais aguardados estava a banda YUYU20. O grupo responsável pela trilha brasileira do anime Yu Yu Hakusho (1993) se apresentou na sexta e no sábado no palco principal e contemplou os fãs do anime que completou, em 2022, 30 anos desde sua primeira exibição. Além disso, a cantora de J-pop (pop japonês) Matsuko Mawatari, responsável pela trilha sonora oficial do anime, animou os espectadores quando cantou a música da primeira abertura do anime. A canção Sorriso Contagiante foi performada em português e japonês junto a banda YUYU20.

 

 

No sábado, além de apresentações como NORDEX e Banda Elísios, a nostalgia ganhou espaço no palco e trouxe Diogo Miyahara, cantor de trilhas sonoras de produções orientais, como do seriado Jaspion, para participar do evento. Diogo se mostrou muito feliz pela volta da convenção, já que esteve presente nos palcos do Anime Friends anteriormente, e comentou como foi incrível ver que os fãs estavam cada vez mais animados e pertenciam a todas as faixas etárias. A banda de rock japonesa I Don’t Like Mondays finalizou os shows de sábado com músicas do anime One Piece (1997-) e deixou o público ainda mais animado no penúltimo dia de convenção.

 

Um palco com duas pessoas em cima com um telão rosa ao fundo.
Palco Principal do Anime Friends 2022 durante a apresentação dos artistas EVE e PARADYZO [Imagem: Acervo pessoal/Laisa Dias]

 

No último dia, as duas atrações finais tiveram grande destaque. O grupo One N’ Only deu um show não apenas de música, mas também de simpatia no palco e fora dele. A banda japonesa, responsável pela música L.O.C.A, cantada em português, compartilhou que adora vir ao Brasil e que os integrantes são apaixonados pela comida nacional. Além do amor pelo churrasco brasileiro, os garotos expressaram uma grande admiração pela música do país latino americano, e ressaltaram que o que mais gostam de ouvir são os Barões da Pisadinha e que adorariam fazer uma colaboração com as cantoras Anitta e Pabllo Vittar.

 

Seis homens asiáticos lado a lado em um painel roxo olhando para a câmera.
O grupo One N’ Only revelou que o doce brasileiro preferido dos integrantes é a paçoca [Imagem: Acervo Pessoal/Laisa Dias]

 

Para finalizar o dia e o evento, os fãs do grupo de Pop-metal BABYBEARD contemplaram uma apresentação cheia de animação, “BABYBEARD loves Brazil” (BABYBEARD ama o Brasil) foi uma das frases publicadas pelos integrantes do trio no Twitter, no qual  ainda expressaram a vontade que têm de voltar a cantar no território brasileiro.

 

Palco Anime

O Palco Anime foi o coração da cultura oriental e serviu muitas emoções durante o evento. Na sexta-feira, as ativações do palco foram iniciadas com um painel sobre as personagens femininas nas obras orientais que foi seguido por discussões sobre animes e um “painel das editoras”. Até mesmo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, marcou presença na convenção e assistiu às atrações do palco: “é bem diferente, as pessoas incorporam os personagens”, conta o prefeito, que ressalta o quão importante é a cultura japonesa para a cidade de São Paulo.

 

Um palco em primeiro plano com uma multidão atrás.
Palco Anime durante a exibição de Cosplays no Anime Friends 2022 [Imagem: Acervo Pessoal/Laisa Dias]

 

No sábado, o palco deu voz aos animes musicais e a participação de mais editoras, como a JBC e a NEWPOP, além de abrigar a conversa com a autora do mangá On Or Off e o painel sobre as obras asiáticas que não têm origem japonesa. No domingo, a emoção ficou por conta dos painéis de Yu Yu Hakusho, que tiveram a presença de alguns dubladores da série e da cantora Matsuko Mawatari. Foi feita uma homenagem aos dubladores falecidos vítimas da COVID-19 e divulgado pela atriz e dubladora Miriam Ficher o projeto Nossas Vozes, destinado a ajudar os profissionais da dublagem que já não conseguem mais trabalhar.

Todos os dias, como fechamento do Palco Anime, o público pôde assistir a desfiles e concursos de cosplays. O evento trouxe a Cosplay World Masters Brasil (CWM) para comemorar essa parcela da cultura popular.

 

Cosplay Zone

Localizada ao lado do Palco Anime, a Cosplay Zone era uma área destinada aos cosplayers, um ambiente em que as pessoas caracterizadas podiam reparar

Duas pessoas fantasiadas uma de costas para a outra.
Personagens “Diluc” e “Lumine” do jogo Genshin Impact [Imagem: Acervo Pessoal/Laisa Dias]
suas fantasias e maquiagens, além de interagir com outras pessoas vestidas a caráter.

Personagens de produções como Deadpool (Once Upon a Deadpool, 2018), Batman (The Batman, 2022), Ultraman (Ultraman, 2016) e Mortal Kombat pararam os corredores com a multidão dos fãs. A readaptação aos lugares com grande público foi um dos aspectos levantados pelos cosplayers* sobre a volta do evento após a pandemia. Ainda sim, o sentimento era de serem abraçados pelos fãs: “Sempre frequentei eventos e, agora, com a volta, é gostoso sentir essa energia, o pessoal se divertindo, tendo esse novo contato. É bem bacana”, “A recepção está super calorosa, o pessoal abraça bastante os cosplayers aqui”, relatam os cosplayers Gislene e Rodrigo.

Ao longo de todo o pavilhão, as fantasias chamavam atenção pela beleza e pela proximidade com os personagens originais. Todos os dias do evento contaram com os mais variados personagens andando livremente pelo espaço, disponíveis para que os fãs pudessem fotografar, gravar vídeos ou até mesmo interagir com as pessoas por baixo de todas aquelas fantasias.

Auditório ULTRA

Foi no Auditório ULTRA que os animes ganharam força e destaque. Durante todos os dias, o auditório recebeu grandes nomes das animações orientais e iniciou suas apresentações com a exibição das séries japonesas. Na sexta-feira, após a cerimônia de abertura, o palco recebeu dubladores de Spy x Family, o ator Takumi TsuTsui, principal personagem em Jiraya, e o cantor, ator e coreógrafo Hiroshi Watari, muito conhecido por suas participações em séries Tokusatsu (filmes e séries japonesas que fazem uso vasto de efeitos especiais). Além disso, o auditório ainda recebeu o grupo Kiendaiko, de Taiko (estilo de percussão japonesa).

A dublagem de One Piece e The Rising Of The Shield Hero marcou presença no sábado, junto ao ilustrador de Ultraman, Kaida Yuji, e o dublador Guilherme Briggs, que falou um pouco de sua carreira na dublagem, principalmente de animes.

Para finalizar o domingo no evento, o palco abrigou a equipe de dublagem de Attack On Titan e Jujutsu Kaisen, além de trazer o dublador Wendel Bezerra, responsável por personagens como Goku e Bob Esponja. Muitos artistas e atrações marcaram presença em mais de um dia da convenção e o auditório finalizou seus dias com a chamada “Balada Otaku”, momento em que os fãs se reuniram para ouvir as músicas dos animes e aproveitar o show de luzes que se espalhava pelo lugar.

 

Um palco lotado com um painel de led verde, rosa e branco.
“Balada Otaku” durante o Anime Friends 2022 [Imagem: Acervo pessoal/Laisa Dias]

 

Arena K-POP

A música novamente toma conta do Anime Friends, dessa vez com o K-pop. O Pop coreano é um ritmo que ganha cada vez mais destaque no território brasileiro e não poderia estar de fora do evento.

 

Um painel roxo escrito "Arena K-Pop" com um personagem desenhado.
Arena K-pop no Anime Friends 2022 [Imagem: Arquivo pessoal/Laisa Dias]

 

Durante a convenção, a Arena K-pop contou com pista livre para o público, painéis de interação com convidados, gincanas, Random Play Dance (uma brincadeira em que as pessoas precisam dançar a música colocada pela produção, escolhidas de modo aleatório), concurso de canto e covers, momentos com influenciadores e até mesmo workshops de dança. No domingo, a arena também contou com o Maru Dance Challenge, um desafio de dança que leva o nome da organização do evento (Maru Division).

A apresentação da Arena K-pop ficou nas mãos da DJ e produtora de eventos Desi Nunes, que contou um pouco sobre o espaço do gênero musical no Anime Friends: “ é a primeira vez que temos um palco focado nessas atividades”. A produtora conta que o

Uma mulher parda de cabelos black power azuis sorri para a câmera e faz um sinal de paz e amor.
Desi já está há 12 anos no mundo do K-pop [Imagem: Acervo pessoal/Laisa Dias]
espaço se faz presente no evento há cerca de seis anos, mas começou como algo muito menor. “Nós sempre estamos muito lotados. Está sendo maravilhoso e, para o primeiro dia, nós já estamos muito animados”.

 A DJ ainda deixa um recado para aqueles que nunca frequentaram o evento: “Se divirtam! Podem vir com bastante animação, tem bastante palco, muitas outras atrações, tem muitos produtos, muito conteúdo, tem atrações internacionais. [O importante] é vir animado, afinal de contas, é um ‘Anime’ Friends”. A Arena K-pop atraiu uma boa parte do público do evento e colocou muita gente para dançar e se divertir com a arte do Pop coreano.

 

 

 

Artist’s Alley

O Artist’s Alley, ou “Beco dos Artistas” em português, é um ambiente onde vários artistas independentes tinham a oportunidade de exibir seus trabalhos, sejam eles livros, posters, quadrinhos, adesivos ou ilustrações. 

No Anime Friends, foram mais de 100 mesas destinadas aos artistas e diversos gêneros e universos foram explorados, principalmente o da cultura Pop oriental. Escritores, quadrinistas e desenhistas puderam exibir e divulgar seus trabalhos, assim como JP Schimidt. O finalista do Prêmio ABERST 2021 é escritor e percorre os gêneros de suspense, ficção científica, fantasia, policial e terror para livros, HQ’s (História em Quadrinhos) e até mesmo RPG (Role Playing Game, em português, jogo de interpretação de papéis).

“Desde 2015 eu visito os eventos, onde eu fui entender quem era realmente o meu público e é onde eu volto com muito carinho e muita empolgação”, conta JP. A

Um homem branco de cavanhaque e camisa amarela sorri para a câmera sentado em frente a dois livros.
O escritor JP acredita que a leitura crítica dos textos é essencial para ajudar na evolução do autor [Imagem: Acervo pessoal/Laisa Dias]
ideia do Artist’s Alley surgiu em convenções de quadrinhos, com o intuito de aproximar o público desses artistas. “Alguma ‘coisa’ um pouco ‘fora da curva’ é bem apreciada”, ressalta o escritor sobre os desafios de trabalhar com uma temática que foge da tratada pelos eventos de cultura oriental: “Os grandes fãs aficionados do anime, do mangá, eles veem como uma oportunidade de conhecer alguma ‘coisa’ nova”. 

Durante a pandemia, muitos artistas enfrentaram dificuldades na divulgação e realização de seus trabalhos. A volta após três anos sem a presença dos eventos foi algo que motivou não só o público, mas também os escritores para um novo recomeço.
A convenção alegrou o público durante os três dias e ressaltou ainda mais a importância da cultura japonesa para o território brasileiro: “É fenomenal, é um acrescentar para nós! O Japão é rico em tudo, é um valor inestimável”, detalha um dos visitantes* do evento.

O Anime Friends 2022 também ocorreu no Rio de Janeiro. A convenção passou pelo estado nos dias 16 e 17 de julho de 2022, na Expo Mag, com atrações como Kauan Okamoto, Hiroshi Watari e Takumi Tsutsui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima