Por Catarina Bacci (cbmedeiros@usp.br)
Ambientado no México, Emília Perez (2024) estreia oficialmente no Brasil nesta quinta-feira (6). O drama conta a história de um chefe do narcotráfico que pede a ajuda de uma advogada para manter a si e a sua família em segurança e viver como a mulher que sempre sonhou em ser. O elenco conta com a espanhola Karla Sofía Gascón e as estadunidenses Zoë Saldaña e Selena Gomez nos papéis principais.
O longa-metragem vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme – Comédia ou Musical e indicado a 13 categorias no Oscar gerou polêmicas em redes sociais pelo aparente desacordo entre a aclamação crítica e a opinião do público geral.
O diretor francês Jacques Audiard também teve participação na escrita da obra bilíngue, com cenas em inglês e em espanhol. Na sua primeira direção de um musical, gênero que diz tipicamente não gostar, Audiard reconheceu em entrevista não ter familiaridade com o inglês e não falar o espanhol. Ele foi duramente criticado por sua falta de conhecimento sobre o país que decidiu retratar e por seus posicionamentos desrespeitosos. Uma das polêmicas surgiu ao dizer que o espanhol é um “idioma de países modestos, de pessoas pobres e de migrantes”.
A dissonância entre a postura supostamente progressista e representativa na divulgação do filme — visto que a narrativa gira em torno de uma mulher trans interpretada por uma atriz trans — e as controvérsias em torno do elenco foi motivo de rejeição do público geral, principalmente o do México. A falta de cineastas mexicanos em partes centrais da elaboração de uma história que pretende tratar sobre temas delicados do país é, além de ilógica, evidente na abordagem escolhida para os assuntos.
A atriz espanhola está no centro da maior polêmica envolvendo Emília Perez até agora, o que mudou a trajetória de sua campanha para o Oscar na categoria de Melhor Atriz. Publicações nas redes sociais feitas por Gascón ao longo dos anos foram trazidas à tona devido a seu conteúdo ofensivo a diversos grupos sociais — e até anti-vacina da época da pandemia da Covid-19. A reputação da produção está ainda mais pendente para o negativo com a repercussão de suas falas.
A personagem titular é a de Gascón, mas o protagonismo é dividido com a advogada Rita (Zoë Saldaña), cujo ponto de vista é o foco da narrativa. Mesmo Saldaña desempenhando adequadamente o seu papel a partir do roteiro que lhe foi dado, a atuação mais cativante é a da mexicana Adriana Paz. Ela interpreta Epifanía, que aparece somente na segunda metade do filme. Em uma de suas primeiras cenas, o espectador sente um contraste entre a naturalidade e emoção de Paz e a certa rigidez de Gascón.

Apesar de uma sinopse interessante, o roteiro não é elaborado o suficiente para fazer jus ao potencial do enredo. Os diálogos são fracos e não parecem naturais, além de levantarem questões que nunca são respondidas sobre as personagens. Quando as cenas tentam abordar tópicos sensíveis, como a transsexualidade ou os desaparecidos vítimas do narcotráfico, elas tentam ser tocantes, mas não possuem o impacto emocional necessário por conta da falta de profundidade dos outros momentos. O resultado final da produção é decepcionante. Não por alguma expectativa prévia criada pelo filme, mas por se pensar em como ele poderia ser melhor.
O musical que falha na música
Na construção típica de uma obra de teatro musical, as músicas são essenciais não apenas para caracterizar o gênero, mas por serem indispensáveis para a trama. As canções têm a função de externalizar sentimentos de uma personagem, mostrar seu desenvolvimento e mover acontecimentos do enredo. Se removidas do roteiro, parte da história se perde junto com o seu aprofundamento.
Já em Emília Perez, as músicas são desnecessárias — algo não característico dentro do gênero musical. Por serem repetitivas e superficiais, não contribuem para a trama como deveriam e nem acrescentam novidades às personagens. Certos números, como Mi Camino, também parecem deslocados ou aleatórios nas cenas em que foram inseridos.
Compostas pelos franceses Camille Dalmais e Clément Ducol, as letras em inglês e espanhol causam estranheza no espectador por sua falta de métrica, rima e, em alguns casos, ritmo apropriado. A intenção da letrista Camille foi “quebrar os clichês do gênero”, mas sua execução não foi boa o suficiente para as letras passarem de esquisitas a revolucionárias.
O caso mais infame é a música La Vaginoplastia, cuja repercussão nas redes sociais é consequência das críticas de espectadores sobre a sua qualidade e de piadas sobre sua cadência melódica incômoda aos ouvidos. O exemplo é a faixa de pior composição dentro do filme, embora as demais não estejam em um patamar muito superior ao dela. O número de encerramento do filme, Las Damas que Pasan, destaca-se por sua melodia natural e o coro de vozes harmoniosas, faltantes no resto do longa-metragem.
Além das falhas nas composições, as performances também não foram à altura de premiações internacionais. Trechos das canções pareciam estar fora do alcance vocal de suas intérpretes, especial mas não exclusivamente no caso de Gascón, cujas notas agudas foram executadas com dificuldade.
No caso de um musical original, deveria-se compor as faixas com os atores que vão cantá-las e adaptá-las para melhor representar suas habilidades. Ou, no processo inverso, selecionar o elenco pensando nas capacidades necessárias para cada papel. A escolha de atores sem grande experiência de canto para músicas que não favorecem suas vozes é uma estratégia pouco promissora para uma produção deste calibre.
Considerando sua vitória em uma categoria de melhor musical, é inesperada a conclusão de que o filme poderia beneficiar-se de remover as canções. Se os números fossem substituídos por cenas sobre o que eles se propõem a retratar, ou se o tempo de tela deles fosse utilizado para abordar outros aspectos da trama que não foram bem trabalhados, o produto final seria mais interessante — e ainda poderia atrair a porção do público que não gosta de musicais.

O filme está disponível nos cinemas. Confira o trailer:
*Imagem de capa: Reprodução/Instagram/@emiliaperezfilm