Por Breno Macário (breno.macario@usp.br)
O Flamengo é um dos quatro representantes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes de 2025, competição inédita da FIFA, realizada nos Estados Unidos. A equipe está no grupo D, junto de Espérance, da Tunísia; Chelsea, da Inglaterra; e Los Angeles FC, que joga em casa. A sua primeira partida acontece no dia 16 de junho (segunda-feira) contra o adversário tunisiano.
Apesar das oscilações em alguns jogos, o Flamengo se encontra em uma boa temporada. O clube foi campeão estadual, é o atual líder do Brasileirão e ainda está disputando a Libertadores e a Copa do Brasil. Na maioria dos jogos, tem performado de maneira consistente e seu elenco é um dos melhores do país, o que o torna um dos brasileiros favoritos a chegar longe na competição.
O time carioca se classificou para o apelidado “super mundial” ao ser campeão da Libertadores de 2022. Naquela ocasião, bateu o Athletico Paranaense por 1 a 0 com gol de Gabigol. O atacante decisivo daquela partida e ídolo da torcida já não está mais no elenco flamenguista. Em geral, hoje, o plantel do Flamengo é bem diferente; são poucos os jogadores que atuaram naquela final que ainda estão no clube. Inclusive, Filipe Luís, atual técnico da equipe, ainda era jogador na época e também atuou naquela partida.
Em busca de um bom desempenho na Copa do Mundo de Clubes, o time da Gávea se movimentou na janela de transferências e trouxe Jorginho, volante brasileiro naturalizado italiano que já foi campeão da Champions pelo Chelsea. Terceiro melhor jogador do mundo em 2021, Jorginho era especulado no Mengão há alguns meses.
Inevitavelmente, o Flamengo enfrentará times europeus – que venceram todos os mundiais de clubes desde 2012. Nas previsões, o clube carioca tem grandes chances de passar no seu grupo, pois só teria qualidade inferior ao time do Chelsea. Caso isso se concretize, enfrentará equipes do grupo C nas oitavas, que tem como favoritos os europeus Benfica e Bayern de Munique. Em alguns cenários previstos, o Flamengo pode chegar até as quartas de final. Porém, como se sabe, o futebol é uma “caixinha de surpresas” e, quando a bola rola, as previsões só ficam no papel.
O Rubro-negro divulgou a lista de convocados para o mundial com os seguintes nomes:
- Goleiros:Rossi, Matheus Cunha, Dyogo Alves e Léo Nannetti;
- Zagueiros: Léo Ortiz, Léo Pereira, Danilo, Cleiton e João Victor;
- Laterais: Alex Sandro, Wesley, Varela, Viña e Ayrton Lucas;
- Meias: Pulgar, Jorginho, De La Cruz, Gerson, Evertton Araújo, Allan, Arrascaeta, Matheus Gonçalves e Joshua;
- Atacantes: Pedro, Bruno Henrique, Everton Cebolinha, Juninho, Plata, Luiz Araújo, Michael e Wallace Yan.
Principais jogadores
Arrascaeta
O meio campo uruguaio é destaque do Flamengo desde que chegou, em 2019. Desde então, tem sido fundamental na armação de jogadas e no ataque do Rubro-negro. Nessa temporada, é o atual artilheiro do campeonato brasileiro, com nove gols e 17 participações diretas em gols no ano.
Gerson
O volante formado nas categorias base do Fluminense, rival do Flamengo, é participativo em todas situações de jogo e tem sido importante em desarmes e armações de jogadas ofensivas. Nos últimos dias, Gerson está com a relação desgastada com os flamenguistas: há apurações que afirmam que o volante está em negociação para sair do clube, e a torcida, descontente, atacou o jogador nas redes sociais como resposta.
Pedro
Também formado no Fluminense, o centro avante já foi o principal fazedor de gols do Rubro-negro. Atualmente, Pedro está enfrentando as consequências de uma grave lesão que o tirou dos gramados por mais de seis meses e tenta recuperar a boa performance de antes. Mesmo assim, o jogador é um dos principais nomes do elenco e soma oito participações em gols em 14 jogos.
Bruno Henrique
Ponta esquerda de origem, Bruno Henrique atualmente tem jogado de forma mais centralizada no ataque para oferecer diferentes soluções táticas. Apesar de apresentarem características de jogo distintas, o camisa 27 tem disputado posição com Pedro em campo. Em 2025, o jogador de 34 anos soma sete participações em gols em 27 jogos
Estilo de jogo
Após anos com muitas trocas de técnico, o Flamengo encontrou estabilidade e regularidade em uma solução caseira. Filipe Luís, que havia se aposentado como atleta em 2023, virou um treinador promissor e vencedor nas categorias de base do time da Gávea. No final de 2024, ganhou uma chance no time profissional e tem tido êxito desde então. Como treinador, Filipe Luís conquistou a Copa do Brasil do ano passado e o Campeonato Carioca de 2025.
Além dos títulos, o sucesso tem se refletido na performance dentro de campo. O time organizado pelo ex-jogador, geralmente montado em um 4-2-3-1 busca ser versátil nas suas soluções de ataque, hora utilizando Bruno Henrique para atacar a profundidade e, em outros momentos, com Pedro para realizar a função de pivô.
Na organização ofensiva, o Flamengo busca a verticalidade para ganhar o campo adversário em jogadas usando velocidade, mas em dados momentos contra times mais defensivos, busca manter mais o domínio da posse de bola para procurar espaços. Defensivamente, o time pressiona de forma coordenada e força o adversário a dar passes longos. A equipe se destaca por levar poucos gols: tem a menor média de gols sofridos por partida entre todas as equipes da Copa do Mundo de Clubes.
*Imagem de Capa: Reprodução/X: @Flamengo