Home Escuta Aí O que toca na Sala33: Musicais
O que toca na Sala33: Musicais
Escuta Aí
04 ago 2018 | Por Jornalismo Júnior

Imagem: Thaislane Xavier / Comunicação Visual / Jornalismo Júnior

Dessa vez, o Sala33 prepara uma seleção com músicas que estiveram presentes em alguns dos musicais mais marcantes: seja nos filmes ou nos palcos, essas músicas com certeza fizeram os espectadores se agarrarem um pouco mais forte aos seus assentos ou dançarem os embalos da trama.

 

Dancing Queen – Mamma Mia! (Maria Eduarda Nogueira)

Aproveitando a vibe renovada de Mamma Mia, com a proximidade do segundo filme, “Dancing Queen” nos faz sentir como se estivéssemos vivendo “the time of our lives”! Uma playlist de músicas fica incompleta sem esse clássico, com direito a Meryl Streep e Amanda Seyfried.

Beauty and the Beast – Emma Thompson (Beauty and the Beast) (Maria Eduarda Nogueira)

Uma valsa linda e um romance inesperado combinam com uma música que quebra e aquece, ao mesmo tempo, os corações de quem a ouve! O clássico Bela e a Fera, que ganhou um live action com Emma Watson, é um daqueles filmes que, apesar de todos já saberem a história, nos faz sonhar e cantar como criancinhas!

Can I Have This Dance – Vanessa Hudgens e Zac Efron (High School Musical 3) (Maria Eduarda Nogueira)

O sucesso teen High School Musical marcou uma geração, que hoje sonha em dançar na chuva ao som dessa música! Gabriella e Troy eram o casal que definia as metas de relacionamento no começo dos anos 2000 e essa canção é a síntese da paixão que sentiam um pelo outro, fazendo os fãs irem à loucura!

You Are The One That I Want – John Travolta e Olivia Newton John (Grease) (Pedro Ezequiel)

Relembrando os bons tempos da Brilhantina, essa dupla representou no filme “Grease” um dos casais mais memoráveis da história dos cinemas e músicais. John Travolta é o bad boy Danny que se apaixona pela linda Sandy, que por sua vez, acaba se apaixonando também e sendo frustrada pelo rapaz. Mas depois de muitas reviravoltas e musicas, é claro, o casal acaba se entendendo.

Over the Rainbow – Judy Garland (Wizard of Oz) (Pedro Ezequiel)

Considerado um dos melhores musicais de todos os tempos e mantendo uma tradicionalidade, o “Mágico de Oz” conta a aventura da garotinha Dorothy, junto com seu cachorro, em um mundo totalmente desconhecido que eles acabaram indo parar depois de um furacão. Lá, faz amizades com um espantalho, um homem de lata, um leão… A obra foi adaptada do livro para os palcos e a canção Over the Rainbow foi reinterpretada várias vezes, mostrando que a estrada de tijolos amarelos ainda continua viva.

I Will Follow Him – Mudança de Hábito (Pedro Ezequiel)

A música religiosa ganhou um forte destaque também ao ser interpretada no filme musical por um grupo de freiras que se apresentavam para autoridades ligadas à igreja. No entanto, ela ganha ares de animação devido a  Deloris (Whoopi Goldberg, no cinema), uma freira nem um pouco convencional. E, na adaptação para os palcos, a “Irmã” foi interpretada aqui no Brasil pela cantora Karin Hils. UM clássico da comédia que vale muito relembrar e nunca esquecer.

Don’t Rain On My Parade – Glee Cast (Funny Girl) (Amanda Capuano)

A música é um clássico dos musicais. Performada originalmente por Barbra Streisand, Don’t Rain On My Parade compõe a trilha de Funny Girl, famoso musical da Brodway estreado em 1964. A canção foi escrita por Bob Merril e Jule Styne e tem uma série de versões. Dentre as regravações desse clássico, a versão feita pelo cast de Glee, tendo Lea Michele como solista, trouxe a música para o imaginário popular dos jovens que não costumam acompanhar musicais, revivendo um clássico.

Defying Gravity – Kristin Chenoweth, Idina Menzel (Wicked) (Amanda Capuano)

Wicked dispensa comentários. O musical da Brodway é mundialmente conhecido e tem suas canções reproduzidas e regravadas por todo o mundo. A versão original é de 2003 e conta com as vozes poderosas de Kristin Cheenoweth e a aclamada Idina Menzel. A música é forte e marcante, fazendo jus ao musical.

Part of Your World – Sierra Boggess (The Little Mermaid) (Amanda Capuano)

O meu primeiro contato com musicais, e da maioria das crianças, veio por meio da Disney. Part Of Your Word narra a vontade de Ariel, a pequena sereia, de fazer parte do mundo dos humanos, experimentar a liberdade e as experiências que a terra pode oferecer. Em português ou em inglês, é uma marca da infância.

A Whole New World – Adam Jacobs, Courtney Reed (Aladdin) (Amanda Capuano)

Trilha sonora de Aladdin e Jasmine, a música faz parte do imaginário de diferentes gerações. A exaltação do amor nas vozes de Adam Jacobs e Courtney Reed trazem a Brodway para os filmes e fazem todos suspirarem com a viagem no tapete mágico.

Belle – Emma Watson, Luke Evans, Ensemble (Beauty and the Beast) (Amanda Capuano)

Emma Watson dá vida e voz à Bela no live action da Disney de A Bela e a Fera. Em Belle, Bela fala sobre seu desejo de ter uma vida mais do que provinciana. Bela não quer apenas esperar um príncipe, casar-se e cuidar de assuntos domésticos, a jovem quer mais e é isso o que a move. A música tem uma temática feminina que combina bastante com o ativismo de Watson e com a força de Bela.

This Is Me – Demi Lovato, Joe Jonas (Camp Rock) (Amanda Capuano)

O primeiro grande papel de Demi Lovato, This Is Me marcou uma geração. This Is Me é cantada por jovens nostálgicos até hoje. A canção é um hino do auto conhecimento e confiança. Joe Jonas canta junto em um dueto inesquecível para qualquer um que cresceu vendo aos musicais da Disney.

Colors of The Wind – Judy Kuhn (Pocahontas) (Daniel Terra)

Essa canção resume fielmente a ideologia e bravura de uma das princesas mais fodas da Disney: Pocahontas! A música é um grande tapa na cara de John Smith, que a vê como uma selvagem, quando na verdade os verdadeiros selvagens são os que desejam explorar as riquezas de um povo que possui muita cultura e valores não praticados na cidade.

A Night to Remember – High School Musical Cast (High School Musical 3) (Daniel Terra)

No último filme da franquia, as canções e perfomances têm uma pegada dos grandes musicais da Broadway, com figurinos e cenários elaborados. Essa música foi uma das mais bem produzidas e que impressiona com toda o trabalho feito e a batida é animada e bem dançante.

I Dreamed a Dream – Anne Hathaway (Les Misérables) (Daniel Terra)

Les Misérables é um musical clássico e super aclamado pela crítica especializada. Na última versão lançada em audiovisual, Anne Hathaway faz uma impecável interpretação como Fantine e a canção em sua voz hipnotiza o espectador a fim de emocionar e o que fez com que a atriz ganhasse o seu primeiro Oscar mesmo depois de excelentes trabalhos.

Dammit Janet – Susan Sarandon, Barry Bostwick (The Rocky Horror Picture Show) (Daniel Terra)

Um musical totalmente de ponta cabeça, misturando horror, romance, música, comédia e o que mais for possível. Um filme que impacta qualquer um que assistir mesmo que não positivamente, seu caráter peculiar é muito inovador pela época. Janet e Brad são um casal e a música releva um pouco da paixão de um para com o outro.

Circle of Life – Carmen Twillie, Lebo M. (The Lion King) (Daniel Terra)

O clássico filme da Disney retratando a vida selvagem por uma perspectiva dos animais alcançou um grande público e consolidou uma parcela muito grande de fãs, tanto como animação, quanto musical da Broadway, sendo o primeiro colocado em vendas. A música, como o próprio título já diz, fala sobre o ciclo da vida e tudo o que é retratado pode ser comparado com a vida dos seres humanos. O filme, apesar de ser voltado para um público infantil tem uma grande lição para os adultos.

Just Wanna Be With You – High School Musical 3 (Mariana Arrudas)

Essa música é simplesmente a minha preferida de todos os musicais, disparado! Ela traz muitas memórias boas dos meus amigos que  sei que vão estar comigo pra sempre, e é disso que a música fala! Não importa onde a vida nos leve, nada pode separar amigos de verdade.

Gotta Go My Own Way –  Vanessa Hudgens e Zac Efron (High School Musical 2) (Mariana Arrudas)

Quem nunca chorou ao som dessa música pensando em alguém, atire a primeira pedra! Fiz muitas cenas sofrendo ao som dessa música, e sempre cantei esse hino com as minhas amigas fingindo que cada uma era o Troy ou a Gabriella! Já alegrou muitas festas do pijama

Butterfly Fly Away – Miley Cyrus e Billy Ray Cyrus (Hannnah Montana: O Filme) (Mariana Arrudas)

Essa música tem um significado especial demais para mim! Eu fiz meu pai assistir esse filme comigo um milhão de vezes porque eu não gostava de assistir sozinha, então antes mesmo de eu começar a entender a letra (linda) dessa música, já tinha ela guardada com muito carinho por lembrar do meu pai!

El tango de Roxanne – José Feliciano, Ewan McGregor e Jacek Koman (Moulin Rouge) (Laura Scofield)

Eu AMO esta música com tudo que eu tenho! Ela mexe com todas as células do meu ser… Não dá para não arrepiar.

Elephant Love Medley – Nicole Kidman, Ewan McGregor e Jamie Allen (Moulin Rouge) (Laura Scofield)

Uma junção de músicas fantásticas em uma das cenas mais fofinhas do filme…

Roxie – Renée Zellweger (Chicago) (Laura Scofield)

Eu gosto do tom melindroso desta música, além de achar ela super sexy e gostosa de ouvir.

Seja Nossa Convidada (A Bela e a Fera) (Laura Scofield)

Gosto desta música desde muito novinha, principalmente da versão em português do primeiro filme da Disney. Ela é divertida e cheia de sentido! Vale assistir o vídeo da cena para uma experiência mais completa.

Master Of The House – Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter (Les Misérables) (Laura Scofield)

Uma das melhores músicas deste clássico! Descontraída e engraçada, ela ajuda a amaciar o tom forte e pesado do filme, sem deixar de se posicionar crítica e politicamente.

ABC Café/ Red & Black – Eddie Redmayne, Aaron Tveit (Les Misérables) (Laura Scofield)

Uma das músicas grupais mais emocionantes do filme! De arrepiar com o embate entre o amor juvenil e a iminente revolução. Certamente, uma música inspiradora.

Por Equipe do Sala33

 

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*