Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Onde está o meu palco?

Márcia Scapaticio Uma alternativa à realidade pode ser a representação da própria vida. Alguns filmes têm trabalhado de modo diferente, com a influência da obra sobre o cotidiano do artista que a produz. Um bom exemplo é Sinédoque Nova York, de Charlie Kaufman e Atrizes, de Valeria Bruni-Tedeschi. Em Atrizes, que estreia em circuito comercial …

Onde está o meu palco? Leia mais »

Márcia Scapaticio

Uma alternativa à realidade pode ser a representação da própria vida. Alguns filmes têm trabalhado de modo diferente, com a influência da obra sobre o cotidiano do artista que a produz. Um bom exemplo é Sinédoque Nova York, de Charlie Kaufman e Atrizes, de Valeria Bruni-Tedeschi.

Em Atrizes, que estreia em circuito comercial neste fim de semana, Bruni interpreta Marcelline, uma atriz confrontada com a personagem que vivencia no teatro e as suas questões pessoais, como estar prestes a completar quarenta anos, ter relacionamentos amorosos desfeitos e ainda não ser mãe.

A narrativa se desenvolve durante os ensaios da peça “A Month in the Country”, de Turgueniev. Nesse processo, Marcelline reencontra uma amiga do curso de artes dramáticas que desistiu da carreira para constituir sua família.Tal fato provoca nas duas sensações distintas, como se a escolha de uma concorresse com a da outra, como se ambas, tão diferentes, tivessem os mesmos sonhos não realizados.

Bruni se mostra uma boa atriz e uma boa diretora, dialogando com o público durante a exibição do filme. Em alguns momentos é impossível disfarçar a surpresa e o riso frente à história.Por mais que Marcelline esteja submersa em seus conflitos, há espaço para o humor, o que torna a experiência uma agradável viagem pelo universo daqueles personagens, os quais respiram a profissão. É notório o cansaço decorrente dos ensaios e da convivência forçada,mas percebe-se que eles não saberiam viver de outro modo.

O elenco ainda é composto pelos franceses Mathieu Amalric e Louis Garrel, marido de Bruni na vida real. O primeiro interpreta o diretor da peça, já Garrel é o ator que tenta a sorte e o amor com Marcelline. Aliás,por mais que se arrisque, o amor reluz, apenas, no espaço teatral.

Atrizes oferece inúmeras possibilidades de se pensar a própria vida e a fantasia nossa de cada dia, nossos desejos e frustrações. O importante é que, antes de Marcelline se livrar do espiríto da atriz que a perturba ou de seus problemas que se destacaram no decorrer do processo artístico,nós somos avisados de antemão que ela irá sobreviver. O trabalho da diretora foi reconhecido na Mostra de Cannes deste ano com o prêmio especial do júri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima