Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abominável: uma história sobre estar presente

De acordo com a lenda asiática, Yeti — ou abominável Homem das Neves — é uma criatura gigante que vive no topo das montanhas do Himalaia. Se a lenda é real ou não, não sabemos, mas, na nova animação da DreamWorks, Abominável (Abominable, 2019), somos apresentados a história de cumplicidade entre a adolescente Yi (Chloe …

Abominável: uma história sobre estar presente Leia mais »

De acordo com a lenda asiática, Yeti — ou abominável Homem das Neves — é uma criatura gigante que vive no topo das montanhas do Himalaia. Se a lenda é real ou não, não sabemos, mas, na nova animação da DreamWorks, Abominável (Abominable, 2019), somos apresentados a história de cumplicidade entre a adolescente Yi (Chloe Bennet) e o simpático yeti Everest.

Depois de perder seu pai, Yi decide realizar o último desejo dele: viajar pela China e conhecer paisagens marcantes do país. No entanto, quando ela é surpreendida pela figura de Everest em seu telhado, a garota decide levá-lo de volta para o Himalaia e inicia uma aventura pelo território chinês, na companhia de seus vizinhos Peng (Albert Tsai) e Jin (Tenzing Trainor). A relação próxima entre menina e criatura assemelha -se com a amizade entre o ET e Elliott em E.T. (E.T.: Extra-Terrestrial, 1982), seja pelo laço que ambos os personagens criam logo que se conhecem ou pelo fato de que tanto Everest quanto o ET têm o poder de comunicarem-se com a natureza.

A música faz com que a comunicação entre a menina e a criatura seja ainda mágica [Divulgação/Universal Pictures]

Ao acreditar que Everest merecia voltar para seu lar e ter outra chance com sua família, Yi acaba revendo a própria relação com sua mãe após a perda do pai. O longa aborda, com sensibilidade, as dificuldades que a personagem tem de enfrentar e compreender as fases do luto, e termina por mostrar quem nem todas perdas significam o fim. Yi poderia não ter mais o pai presente em sua vida, mas, ainda sim, estava viva e cercada por pessoas que a amavam, e seu encontro com Everest a faz enxergar que sua vida iria continuar e que ela também merecia ser feliz.

A animação feita por computação gráfica é rica em detalhes, que despertam o olhar do espectador e trazem maior realidade ao filme. A DreamWorks acerta ao aproximar-se da cultura oriental quando retrata, de forma atrativa e respeitosa, as tradições e paisagens chinesas, atingindo também um novo tipo de público e permitindo que crianças asiáticas possam enxergar-se nas telas de cinema. Os diálogos e a reações dos personagens — principalmente os secundários — no desenrolar do filme dão o caráter divertido ao longa e garante as risadas do público.

Jin, Peng, Yi e Everest [Divulgação/Entreteniment Weekly]

O que encanta em Abominável é a delicadeza com que a história é contada: seja pelas animações bem detalhadas, pela trilha sonora ou pelo próprio roteiro. Ainda que seja por um processo difícil, Yi e seus amigos aprendem que para seguir em frente é preciso amadurecer. No fim, entendemos que mais do que a presença física, sentir que se pertence a alguém ou a algum lugar é o que realmente importa.

A animação estreia nos cinemas brasileiros em 26 de setembro e você pode conferir o trailer aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima