Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Copa do Mundo de Clubes 2025 | Wydad Casablanca leva o futebol marroquino ao ‘Super Mundial’

O maior campeão do país se classificou após vencer a CAF Champions League, em 2022

Por Hellen Indrigo (hellenindrigoperez@usp.br)

Com quase 90 anos de história, o Wydad AC é um dos times mais importantes e queridos no continente africano. Com 22 troféus da liga nacional, nove Copas do Trono, 16 Supercopas do Marrocos e 11 títulos continentais, o clube encara uma nova oportunidade de conquistar o primeiro troféu mundial. 

A torcida do Wydad é conhecida por sua grande paixão. Frequentemente os torcedores organizam tifos, ou seja, exibições coreografadas de bandeiras e mosaicos [Imagem: Reprodução/Instagram: @wacofficiel]

A jornada até o ‘Super Mundial’

O time garantiu a sua vaga para a Copa do Mundo de Clubes de 2025 ao vencer a Liga dos Campeões da Confederação Africana de Futebol (CAF) em 2022, após derrotar o Al Ahly na grande final por 2 a 0. Essa conquista também colocou o Wydad AC entre os competidores da edição do Mundial de Clubes daquele mesmo ano, que foi realizada justamente no Marrocos. Na ocasião, a equipe foi eliminada nas quartas de final do campeonato, em uma disputa de pênaltis com o Al Hilal. 

Apesar de ter se destacado em 2022 ao conquistar os títulos da CAF Champions League e do Botola Pro, como é conhecido o Campeonato Marroquino de Futebol, o Wydad não levou nenhum outro troféu para casa ao longo das temporadas seguintes e não chega ao Mundial como um grande favorito. Na última temporada, o clube terminou em terceiro lugar na classificação da liga marroquina ao conquistar três vitórias seguidas nas últimas rodadas, após uma sequência de seis empates.

Nos outros campeonatos da temporada, o Wydad também não saiu vitorioso. O time deu adeus à Copa do Trono ainda nas oitavas de final, depois de ser derrotado por 1 a 0 pelo Moghreb Tetouan. Além disso, foi eliminado recentemente nas quartas de final da Excellence Cup, depois de perder por 2 a 0 para o Union Touarga.

Depois de deixar os títulos escaparem, o Mundial se tornou a última esperança para 2025. Mas o desafio não vai ser nada fácil: o Wydad integra o grupo G, e enfrentará adversários potentes já nos jogos da primeira fase. Em sua estreia na competição, vai encarar o Manchester City nos gramados estadunidenses. Depois, o clube ainda enfrenta o Al-Ain e a Juventus.

O Super Mundial de 2025 será a terceira participação do Wydad em campeonatos globais. A primeira oportunidade veio em 2017 após a conquista da CAF Champions League [Imagem: Reprodução/Instagram: @wacoofficiel]

Mas o que não falta no Wydad é determinação: em sua primeira entrevista como técnico do clube, Benhachem afirmou que tem o objetivo de disputar o título. “Temos a ambição de competir e representar o Marrocos, o mais importante é honrar o futebol marroquino.” O time também conta com reforços para a competição: chegam para somar à equipe o zagueiro Bart Meijers, o meio-campista Stephane Aziz Ki e os atacantes Hamza Hannouri e Nordin Amrabat – que estreou na Seleção do Marrocos pela Copa do Mundo em 2022. O brasileiro Guilherme Ferreira também foi anunciado recentemente pelo Wydad, após se destacar no futebol português.

Mudança de técnicos e estilo de jogo

No final da temporada 2024/25, o Wydad AC passou por uma troca de comando: após a saída de Rulani Mokwena no final de abril, Mohamed Benhachem assumiu o cargo de técnico interino durante os últimos jogos. Com um desempenho expressivo, Benhachem venceu as três últimas partidas do Campeonato Marroquino e garantiu para o clube o terceiro lugar na tabela, além da classificação para a Copa das Confederações da CAF na próxima temporada.

Benhachem foi nomeado como treinador permanente no final de maio, e até o momento só esteve oficialmente à frente do time durante os amistosos contra o Sevilla e o Porto –  ambos terminaram com a derrota do Wydad por 1 a 0 -, além dos confrontos das oitavas e quartas de final da Excellence Cup.

Amine Benhachem tem uma relação mais antiga com o Wydad: o atual técnico foi jogador do clube entre 2002 e 2003 [Imagem: Reprodução/Instagram: @wacoofficiel]

A formação 4-2-3-1 foi a escolhida na maioria de seus jogos com o clube, com Samuel Obeng sendo uma peça praticamente fixa na posição de atacante titular. Esse esquema tático possibilita uma movimentação dinâmica ao apresentar três meio-campistas com características ofensivas atrás do atacante isolado. A escalação é completada com o posicionamento de uma dupla de volantes à frente da linha defensiva, que agem tanto para compor a defesa quanto para ampliar a pressão contra o time rival.

Jogadores em destaque

Mohamed Rayhi: Nascido na Holanda e descoberto em 2009 pelo PSV, foi o artilheiro do Wydad AC durante a temporada 2024/25. O jogador geralmente atua como ponta esquerda, mas também tem bons resultados na ponta direita. Em 26 partidas jogadas pelo Campeonato Marroquino, Rayhi marcou 11 dos 45 gols de seu time. 

Mehdi Moubarik: Atualmente o volante é um dos destaques do time. O jogador de 24 anos chegou ao clube por empréstimo no ano passado após vencer a CAF Champions League e a Botola Pro pelo Raja na temporada anterior, e trouxe mais dinamismo e segurança à equipe. Porém, seu contrato de empréstimo terá fim no dia 30 de junho e o atleta retornará ao Al Ain ainda durante a agenda do Super Mundial, caso não haja negociação.

O Wydad é um dos maiores clube do Marrocos, e vestir a camisa do time é considerado uma grande honra [Arte: Hellen Indrigo/Imagens: Reprodução/Instagram: @mohamedrayhi_ e @moubarik.m2]

Jamal Harkass: O atual capitão do time chegou em setembro de 2023, transferido do Raja, e seu contrato também tem previsão para se encerrar no final de junho. Harkass atua como zagueiro e compõe um dos pilares defensivos do Wydad AC.

Samuel Obeng: O atleta ganês chegou ao Wydad em janeiro e se tornou uma das peças chave para a composição ofensiva da equipe. Sua agilidade e segurança na hora de finalizar são pontos fortes, assim como o amplo uso do espaço e o bom desempenho com bolas aéreas.

Imagem dos atletas com uma das versões do uniforme que será usada na Copa Do Mundo de Clubes [Arte: Hellen Indrigo/Imagens: Reprodução/Instagram: @samuobeng9 e @wacofficiel]

Foto de capa: [Reprodução/Instagram: @wacofficiel]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima