Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Olimpíadas 2024 | Brasil vence Polônia no vôlei e avança invicto para as quartas de final

Seleção fecha rodadas preliminares em primeiro lugar do grupo B e enfrentará a República Dominicana no mata-mata
Elenco do vôlei feminino do Brasil comemorando a classificação do time para a fase mata-mata das Olimpíadas de 2024, em Paris
Por Rafael Dourador (rafa.dourador@usp.br)

Com a vitória por 3 sets a 0 na tarde deste domingo (4), a equipe feminina de vôlei do Brasil definiu o adversário das quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e manteve a sequência de bons resultados na fase de grupos.

O time se prepara para enfrentar a República Dominicana na próxima terça-feira (6) às 8h (Brasília), que se classificou para as eliminatórias em terceiro lugar do grupo C e em oitavo no ranqueamento geral.

O jogo

Mesmo com a líbero Natinha sendo novidade no grupo — já que Lorenne sentiu um desconforto muscular durante os treinos — Zé Roberto preferiu não mudar a equipe principal que vinha utilizando no início dos jogos. Desta forma, Thaisa, Gabi, Rosamaria, Carol, Ana Cristina e Roberta foram as escolhidas na linha inicial do time.

O jogo começou muito agitado, com a Polônia pontuando primeiro. Mesmo com as polonesas dificultando o jogo, o Brasil foi ganhando confiança, conseguiu virar a disputa e se manteve à frente no placar até fechar o primeiro set por 25 a 21.

Com onze set points — como é chamado o momento no qual uma equipe tem a chance de vencer o set — entre os dois times, a segunda etapa foi a mais equilibrada. O Brasil entrou muito ligado e não aliviou para a Polônia, mas ao final do set, as europeias lutaram muito e a Seleção perdeu a concentração. Depois de muita emoção, Gabi fechou o set, que parecia interminável, por 38 a 36. A parcial quase chegou a ultrapassar o recorde olímpico, que é de 40 a 38, registrado em uma partida do voleibol masculino entre Argentina e Itália, nos Jogos de Sydney 2000.

No início do último set, as polonesas demonstraram ainda estar sob os efeitos do set anterior e começaram a errar mais. O Brasil aproveitou o desequilíbrio das adversárias com uma melhor atuação de seu bloqueio, que não vinha tão bem no jogo, o que fez a Seleção tomar as rédeas do placar. Ao final do set, Macris e Tainara entraram no lugar de Roberta e Rosamaria, e foi justamente Tainara que fechou o set após um bom ataque, por 25 a 14. Natinha e Júlia Bergmann também ganharam minutagem ao final dos sets e contribuíram para a vitória brasileira.

Gabi pontuando no jogo válido pela fase de grupos contra a Polônia, nas Olimpíadas de 2024, em Paris

Com 21 pontos, Gabi foi a maior pontuadora do jogo [Reprodução/Instagram: @gabiguimaraes10]

O resultado do jogo contra a Polônia também foi positivo estrategicamente, já que evitou que o Brasil caísse do outro lado do chaveamento, em que teria que enfrentar a Itália e outras equipes fortes, como China, Turquia e Sérvia.

Contudo, caso avance, a seleção pode enfrentar os EUA ou a própria Polônia novamente, que venceu o bronze em cima das brasileiras na VNL. Para Thais, nenhum adversário pode ser subestimado e o time precisa levar cada disputa a sério. “Tudo que aconteceu até aqui é evolução e a gente entendeu o que precisa melhorar. Todo jogo é uma final nas Olimpíadas”, disse a central brasileira ao final da partida.

Imagem de capa: [Reprodução/Instagram: @nyemenunes]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima