Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Resenha | ‘Bridgerton’: Há um ano, a história de amor nascida da amizade conquistava as telas

Romance, revelações e drama são os destaques da terceira temporada de Bridgerton
Personagens Colin e Penelope, de Bridgerton, um de frente para o outro
Por Daniela Gonçalves (danielagsilva@usp.br)

“Querido e gentil leitor…”, a trama do casal Colin Bridgerton e Penelope Featherington é o enredo da terceira temporada da série da Netflix. A adaptação do quarto livro da autora Julia Quinn — lançada há um ano —  mostrou ser um friends to lovers (de amigos a amantes, em tradução livre) repleto de reviravoltas. 

Diferentes dos outros casais protagonistas, o público pôde assistir o desenvolvimento do casal durante as duas primeiras temporadas de Bridgerton (2020 – presente). O fato ajudou quem viu a obra a desenvolver afeto pelos personagens, além de explorar mais a relação e transformá-los em protagonistas.

Carisma em cena

Nicola Coughlan cumpriu seu papel com êxito e foi o grande sucesso da temporada. Ao assistir, é nítida a forma como o papel de Penelope Featherington se encaixou à atriz. A personagem, que também assume a personalidade de Lady Whistledown, tinha como missão, nessa temporada, arrumar um marido para se livrar da fama de solteirona e das garras da mãe e, ainda, fugir das investidas da Rainha Charlotte (Golda Rosheuvel) que tenta a todo custo descobrir a verdadeira identidade de Whistledown, a fofoqueira da região. Nicola é carismática, encanta o público e dá à personagem um tom romântico, forte e decidido.

Já seu parceiro de cena, Luke Newton, não cativa tanto o público quando deveria ser em seu momento de brilhar. O ator combina com o personagem, mas Colin Bridgerton se perde com uma drástica mudança na personalidade. No início da temporada, o terceiro irmão volta de uma longa viagem completamente mudado, com uma personalidade libertina, oposta à mostrada anteriormente. O personagem sempre foi o mais sentimental entre os Bridgertons e o mais preocupado com as pessoas que ama, além de ansiar se apaixonar e viver em um casamento por amor, assim como seus pais e seus irmãos. A faceta depravada até tem seus motivos: afirmar-se como homem na sociedade. Mas essa trama ficou completamente perdida em meio a outras histórias. 

Como casal, Luke e Nicola transbordam química. A dupla teve um ótimo desenvolvimento e as cenas mais famosas do livro tiveram seu espaço em frente às câmeras. A  famosa cena da carruagem, tão aguardada pelos fãs da série e dos livros, encerrou a primeira parte da temporada com sucesso e agradou os fãs, cuja sensação foi de ansiedade para com os últimos quatro episódios.

Outra parte esperada era a reação de Colin quando descobrisse que a amiga — e então noiva — Penelope, é a Lady Whistledown, que ele tanto detesta por ter difamado a família dele nas outras temporadas. A reação foi como a especulada e levou a série a seu momento de clímax, com uma desestabilização do casal que colocou à prova o amor que ele sente por Penelope.

A atriz Nicola Coghlan aparece sorrindo e usa vestido branco e óculos escuros pretos. Seu parceiro de série, Luke Newton, está de camisa preta, calça marrom e também de óculos escuros, mas toca um violão. Ambos estão apoiados em uma sacada, cujo fundo é composto por barcos e pelo mar.
Nicola Coughlan e Luke Newton se divertiram no Rio de Janeiro em Maio de 2024, para a promoção da série no Brasil
[Imagem: Reprodução/Instagram/@netflixbrasil]

Tramas secundárias se destacam na temporada

Algo que chamou a atenção dos espectadores foi a atenção dada às tramas secundárias, como nas casas Bridgerton e Featherington. Além disso, houve o arco da família de Will Mondrich (Martins Imhangbe), cuja reviravolta se deu pela descoberta de uma grande fortuna destinada a seu filho mais velho, o que os tornou parte da alta sociedade. 

Na casa Featherington, as irmãs de Penelope, Phillipa (Harriet Cains) e Prudence (Bessie Carter) foram bem desenvolvidas nessa temporada. As personagens trouxeram um ar cômico para a série, próximas das famosas irmãs da Cinderela, e ansiosas por destaque. Mas apesar dos ciúmes e das tentativas de se sobressaírem, elas mostram união no episódio final. Portia Featherington (Polly Walker) também teve visibilidade nessa parte da série e mostrou um lado mais humano. A matriarca aparentava ser rude e insensível com a filha Penelope, mas já que ela se interessou em casar-se e arrumou ótimos pretendentes, a viúva passou a se importar com o futuro da garota e demonstrou um lado mais maternal. 

Na casa Bridgerton, o debute de Francesca (Hannah Dodd), tornou-se o destaque da temporada e atraiu diversos pretendentes. Entretanto, a mocinha é introvertida e não se atraiu por ninguém no início. Violet Bridgerton (Ruth Gemmell) com um provável novo interesse romântico, também foi algo inesperado, pois a matriarca demonstrou nas temporadas anteriores a saudade que sentia de seu falecido marido. 

Eloise (Claudia Jessie) e Benedict (Luke Thompson), irmãos de Colin, também tiveram seus dramas. Com raiva da melhor amiga Penelope, Eloise iniciou uma amizade com Cressida (Jessica Madsen), conhecida pelas fofocas que faz e por ser maldosa com a paixão de seu parente. Já Benedict envolveu-se mais uma vez em uma história de amor complicada. O irmão, dessa vez, encantou-se com a viúva Tilley (Hannah New) e logo se viu no meio de um relacionamento à três, com pouca exploração dos roteiristas de uma possível bissexualidade do personagem. 

A revelação de Lady Whistledown

Que a Rainha estava focada em descobrir a verdadeira identidade da Lady Whistledown — e que ela conseguiria — não é surpresa pra ninguém. A identidade, revelada para o público ainda na primeira temporada, instigou os espectadores para assistir as reações com a revelação.

Devido à proximidade do casamento, Penelope não sabia como iria contar para seu amado sobre sua outra personalidade. Chantageada por Eloise — até então sua ex-melhor amiga — para contar logo a Colin, a mocinha se viu sem saída. Porém, antes que pudesse tomar a iniciativa, teve seu segredo descoberto pelo amado.

Quem é o próximo irmão?

Em sua terceira temporada, Bridgerton conseguiu cativar o público e deixar o espectador ansioso por uma continuação. [ALERTA DE SPOILER] Graças ao casamento de Francesca com John Stirling (Victor Alli), fica a expectativa para a próxima fase da obra, na qual acontecerá a história de seu segundo relacionamento. Apesar da expectativa, os roteiristas alteraram o rumo da história com a introdução de Michaela, ao invés do Michael dos livros, o que pode trazer um romance homoafetivo para as personagens. 

Contudo, a irmã ainda vai esperar um pouco mais para ter sua história contada. Com a confirmação da quarta temporada da série para 2026, o próximo protagonista será Benedict Bridgerton, e Yerin Ha interpretará Sophie, que será seu interesse romântico na nova etapa.

Confira o teaser da quarta temporada:


*[Imagem de capa: Reprodução/Instagram/@bridgertonnetflix]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima