Por Daniela Gonçalves (danielagsilva@usp.br)
“Querido e gentil leitor…”, a trama do casal Colin Bridgerton e Penelope Featherington é o enredo da terceira temporada da série da Netflix. A adaptação do quarto livro da autora Julia Quinn — lançada há um ano — mostrou ser um friends to lovers (de amigos a amantes, em tradução livre) repleto de reviravoltas.
Diferentes dos outros casais protagonistas, o público pôde assistir o desenvolvimento do casal durante as duas primeiras temporadas de Bridgerton (2020 – presente). O fato ajudou quem viu a obra a desenvolver afeto pelos personagens, além de explorar mais a relação e transformá-los em protagonistas.
Carisma em cena
Nicola Coughlan cumpriu seu papel com êxito e foi o grande sucesso da temporada. Ao assistir, é nítida a forma como o papel de Penelope Featherington se encaixou à atriz. A personagem, que também assume a personalidade de Lady Whistledown, tinha como missão, nessa temporada, arrumar um marido para se livrar da fama de solteirona e das garras da mãe e, ainda, fugir das investidas da Rainha Charlotte (Golda Rosheuvel) que tenta a todo custo descobrir a verdadeira identidade de Whistledown, a fofoqueira da região. Nicola é carismática, encanta o público e dá à personagem um tom romântico, forte e decidido.
Já seu parceiro de cena, Luke Newton, não cativa tanto o público quando deveria ser em seu momento de brilhar. O ator combina com o personagem, mas Colin Bridgerton se perde com uma drástica mudança na personalidade. No início da temporada, o terceiro irmão volta de uma longa viagem completamente mudado, com uma personalidade libertina, oposta à mostrada anteriormente. O personagem sempre foi o mais sentimental entre os Bridgertons e o mais preocupado com as pessoas que ama, além de ansiar se apaixonar e viver em um casamento por amor, assim como seus pais e seus irmãos. A faceta depravada até tem seus motivos: afirmar-se como homem na sociedade. Mas essa trama ficou completamente perdida em meio a outras histórias.
Como casal, Luke e Nicola transbordam química. A dupla teve um ótimo desenvolvimento e as cenas mais famosas do livro tiveram seu espaço em frente às câmeras. A famosa cena da carruagem, tão aguardada pelos fãs da série e dos livros, encerrou a primeira parte da temporada com sucesso e agradou os fãs, cuja sensação foi de ansiedade para com os últimos quatro episódios.
Outra parte esperada era a reação de Colin quando descobrisse que a amiga — e então noiva — Penelope, é a Lady Whistledown, que ele tanto detesta por ter difamado a família dele nas outras temporadas. A reação foi como a especulada e levou a série a seu momento de clímax, com uma desestabilização do casal que colocou à prova o amor que ele sente por Penelope.

[Imagem: Reprodução/Instagram/@netflixbrasil]
Tramas secundárias se destacam na temporada
Algo que chamou a atenção dos espectadores foi a atenção dada às tramas secundárias, como nas casas Bridgerton e Featherington. Além disso, houve o arco da família de Will Mondrich (Martins Imhangbe), cuja reviravolta se deu pela descoberta de uma grande fortuna destinada a seu filho mais velho, o que os tornou parte da alta sociedade.
Na casa Featherington, as irmãs de Penelope, Phillipa (Harriet Cains) e Prudence (Bessie Carter) foram bem desenvolvidas nessa temporada. As personagens trouxeram um ar cômico para a série, próximas das famosas irmãs da Cinderela, e ansiosas por destaque. Mas apesar dos ciúmes e das tentativas de se sobressaírem, elas mostram união no episódio final. Portia Featherington (Polly Walker) também teve visibilidade nessa parte da série e mostrou um lado mais humano. A matriarca aparentava ser rude e insensível com a filha Penelope, mas já que ela se interessou em casar-se e arrumou ótimos pretendentes, a viúva passou a se importar com o futuro da garota e demonstrou um lado mais maternal.
Na casa Bridgerton, o debute de Francesca (Hannah Dodd), tornou-se o destaque da temporada e atraiu diversos pretendentes. Entretanto, a mocinha é introvertida e não se atraiu por ninguém no início. Violet Bridgerton (Ruth Gemmell) com um provável novo interesse romântico, também foi algo inesperado, pois a matriarca demonstrou nas temporadas anteriores a saudade que sentia de seu falecido marido.
Eloise (Claudia Jessie) e Benedict (Luke Thompson), irmãos de Colin, também tiveram seus dramas. Com raiva da melhor amiga Penelope, Eloise iniciou uma amizade com Cressida (Jessica Madsen), conhecida pelas fofocas que faz e por ser maldosa com a paixão de seu parente. Já Benedict envolveu-se mais uma vez em uma história de amor complicada. O irmão, dessa vez, encantou-se com a viúva Tilley (Hannah New) e logo se viu no meio de um relacionamento à três, com pouca exploração dos roteiristas de uma possível bissexualidade do personagem.
A revelação de Lady Whistledown
Que a Rainha estava focada em descobrir a verdadeira identidade da Lady Whistledown — e que ela conseguiria — não é surpresa pra ninguém. A identidade, revelada para o público ainda na primeira temporada, instigou os espectadores para assistir as reações com a revelação.
Devido à proximidade do casamento, Penelope não sabia como iria contar para seu amado sobre sua outra personalidade. Chantageada por Eloise — até então sua ex-melhor amiga — para contar logo a Colin, a mocinha se viu sem saída. Porém, antes que pudesse tomar a iniciativa, teve seu segredo descoberto pelo amado.
Quem é o próximo irmão?
Em sua terceira temporada, Bridgerton conseguiu cativar o público e deixar o espectador ansioso por uma continuação. [ALERTA DE SPOILER] Graças ao casamento de Francesca com John Stirling (Victor Alli), fica a expectativa para a próxima fase da obra, na qual acontecerá a história de seu segundo relacionamento. Apesar da expectativa, os roteiristas alteraram o rumo da história com a introdução de Michaela, ao invés do Michael dos livros, o que pode trazer um romance homoafetivo para as personagens.
Contudo, a irmã ainda vai esperar um pouco mais para ter sua história contada. Com a confirmação da quarta temporada da série para 2026, o próximo protagonista será Benedict Bridgerton, e Yerin Ha interpretará Sophie, que será seu interesse romântico na nova etapa.
Confira o teaser da quarta temporada:
*[Imagem de capa: Reprodução/Instagram/@bridgertonnetflix]