Por Louisa Harryman (louisacoelho@usp.br)
Na noite de 28 de setembro de 2024, Niall Horan apresentou no Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo, o primeiro show no Brasil da turnê The Show Live on Tour. Essa é a terceira vez que o cantor irlandês vem para o país. Sua primeira passagem foi como integrante da boyband One Direction, com a turnê Where We Are Tour, em 2014. Após a separação do grupo, Niall Horan voltou ao Brasil em 2018, depois do lançamento de seu primeiro álbum como artista solo, Flicker (2017).
A América do Sul é o destino final da The Show Live on Tour, que teve início em fevereiro deste ano na terra natal do cantor, Irlanda do Norte. A turnê leva o nome do seu terceiro álbum de estúdio, The Show (2023). A passagem pelo Brasil contou com duas noites de apresentação, 28 e 29 de setembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Na chegada de Niall ao país, na manhã anterior (27), fãs se deslocaram até o aeroporto para recebê-lo. Já no dia do show, uma legião de lovers — como é carinhosamente apelidado o fandom do cantor — se aglomerou no Parque Ibirapuera ainda durante a madrugada, com a intenção de conseguir chegar o mais perto possível do ídolo. O palco foi montado na estrutura externa do auditório projetado por Oscar Niemeyer, em um grande gramado, e a plateia foi dividida em dois setores — pista comum e premium.
O show de abertura foi comandado por Clarissa, cantora brasileira dona do hit Nada contra ela, sucesso do TikTok. Durante a performance de seis músicas do seu repertório próprio, a artista elogiou a plateia e confessou como estava feliz em abrir o show do cantor que marcou sua adolescência.
Niall e sua banda entraram no palco às oito horas da noite, já apresentando a primeira música, Nice To Meet Ya (“Prazer em te conhecer”, em tradução livre). Acompanhado de sua guitarra, o cantor começou o espetáculo levando a plateia aos gritos com um dos maiores sucessos do seu segundo álbum de estúdio, Heartbreak Weather.
Durante uma hora e meia de show, Niall performou uma setlist com 20 músicas, que englobou os maiores sucessos da sua carreira solo. Ele também reservou espaço para One Direction, e cantou Stockholm Syndrome, faixa do álbum Four (2014) da boyband. Entre as músicas, o cantor aproveitou para conversar com a plateia, e declarou em inglês que “quando venho para países em que nem falamos o mesmo idioma e temos essa conexão sobre música e paixão pela música, isso é inquebrável. Eu amo muito todos vocês por terem essa conexão comigo”.
A parte acústica do show foi um dos momentos que mais comoveu a plateia. Niall performou This Town e Flickr, dois de seus maiores sucessos, acompanhado do violão, enquanto a banda complementava o som com violino e teclado. A apresentação mais intimista e emocional esteve presente em todos os shows da turnê, sendo o momento que o cantor reserva para ter mais contato e aproximação com os lovers.
Para a estudante de cinema Gabriela Martins, que veio de Florianópolis para assistir ao show, a experiência foi inesquecível. “O Niall estava muito empolgado e acho que foi o artista que mais conversou com os fãs, que eu mais senti conexão”, diz. Sobre as músicas, ela afirma que as letras são tocantes e a ajudaram a atravessar momentos difíceis da vida.
Gabriela ainda explica que a oportunidade de ter aproveitado o momento com pessoas especiais, com quem compartilha o amor de fã, o tornou ainda mais memorável: “Viver isso com as minhas melhores amigas da vida foi incrível, não poderia ter sido melhor, e deu um sentimento de leveza depois muito bom”.
*Imagem de capa: Reprodução/Instagram/@niallhoran