por Ana Luísa Fernandes
ana08m@gmail.com
No clima do feriado separamos 5 filmes para quem ama o Natal e todo o ambiente criado pela celebração. Todos retratam valores muitas vezes perdidos no meio das festas e podem ser vistos pela família toda. Mesmo que você já tenha visto algum (ou todos), essa época do ano sempre pede histórias engraçadinhas e emocionantes que vão te fazer entrar de vez no espírito natalino e de quebra ainda vão te divertir:
1- Esqueceram de Mim (Home alone, 1997)
O clássico da sessão da tarde, o filme que com certeza você já viu inteiro ou em partes. Esqueceram de Mim nada mais é que a história de um garoto de 8 anos, Kevin McKallister (Macaulay Culkin), que é esquecido pela família em casa no Natal e tem que se virar sozinho, inclusive na hora de proteger o lar contra ladrões. O filme de natal mais lembrado e querido por crianças e adultos.
2- Esqueceram de mim 2 (Home alone 2, 1992)
A continuação é tão boa quanto o primeiro e por isso merece um lugar na lista. Além disso, até possui um cenário mais bonito: uma Nova York pronta para receber o Natal. Kevin se perde da família e pega um voo que o leva até a cidade que nunca dorme. Com o cartão de crédito do pai e muita esperteza, o garoto faz a festa em um hotel de luxo e reencontra antigos inimigos. Além disso, faz novas amizades como o dono de uma loja de brinquedos e uma estranha senhora que cuida de pombos.
3- O Expresso Polar (The Polar Express, 2004)
Essa animação é sobre um garotinho que não acredita no Papai Noel e embarca em um trem com outras crianças rumo ao Polo Norte. No trajeto ele se depara com cenas inusitadas e problemas a serem resolvidos. Mais do que discutir a crença ou não de crianças no Papai Noel, o filme fala sobre esperança, consumismo, amizade e incorpora de todas as formas possíveis o espírito natalino há muito perdido – ou vendido-. É um filme infantil que encontra público em todas as idades.
4- Um herói de brinquedo (Jingle All the Way,1996)
A comédia americana estrela Arnold Schwarzenegger no papel de pai que prometeu para o filho o brinquedo do momento como presente de natal. Disposto a qualquer coisa para obter o boneco, ele não contava que teria um concorrente para encontrar o brinquedo tão desejado pelas crianças e que já estava esgotado em todas as lojas. Outro clássico que tem na comicidade o seu maior aliado.
5- O Grinch (How the Grinch Stole Christmas, 2000)
O Grinch é uma criatura verde e peluda que se isolou do mundo e que pretende acabar com o espírito natalino de todos os moradores da cidade que habita. Seu caminho se cruza com o de uma garotinha chamada Cindy (Taylor Momsen) que, assim como ele, não gosta do clima natalino. Juntos eles criam as condições perfeitas para o verdadeiro espírito da comemoração. Jim Carrey está irreconhecível (e fantástico) no papel de Grinch.
Já, aqui separamos 5 filmes para quem está cansado de assistir a mesma história todo ano e quer inovar. De boneco de neve assassino até morte por asfixia com peru, esses longas podem não ser o melhor exemplo de filme natalino que aquece o coração mas com certeza vão te arrancar algumas risadas e sustos. Seguem os filmes mais assustadores e bizarros de natal que você poderia imaginar:
1- Jack Frost (Jack Frost, 1997)
A comédia de terror norte-americana lançada em 1997 conta a história do assassino Jack Frost que é condenado à cadeira elétrica na época do Natal. Acontece que um acidente químico acaba derretendo o corpo do criminoso e fazendo uma fusão entre sua alma e a neve o que resulta no mais inesperado possível: um boneco de neve assassino. O filme é tão bizarro e junta cenas e diálogos tão inusitados -como uma mulher sendo estuprada por um boneco de neve- que muito provavelmente você vai esquecer do terror e ficar só com as risadas de um roteiro e efeitos tão toscos.
2- Papai Noel das Cavernas (Rare Exports: A Christmas Tale, 2010)
Um grupo de escavação norte-americano vai até uma pequena vila procurar o Papai Noel que supostamente ali estava enterrado e acabam encontrando um homem congelado que é trancado para posterior exportação. Um caçador captura um velho nu que ele acredita ser o verdadeiro Papai Noel e tenta vendê-lo. Mais tarde eles descobrem que na realidade o velhinho é um duende do Papai Noel de verdade, aquele que estava congelado. Enquanto isso renas da vila são encontradas mortas e crianças somem. Mas o filme finlandês não é tão ruim quanto parece e vale a pena pelo cenário e a história bem construída. O humor negro e os pequenos momentos assustadores compõem o roteiro de um Natal muito louco.
3-Natal Sangrento (Silent night deadly night, 1984)
Esse slasher (subgênero dos filmes de terror que envolve assassinos em série e muito sangue) da década de 80 é um dos melhores exemplos de filmes alternativos de Natal. Censurado em muitos países, o filme conta a história de um assassino que, vestido de Papai Noel, mata suas vítimas de forma violenta e inusitada. Isso ocorre porque quando tinha apenas 5 anos de idade ele viu seus pais serem assassinados por um também maníaco fantasiado de bom velhinho. Acompanhamos todos os fatos que levaram ao desenvolvimento de uma mente assassina. E acredite, não foram poucos.
4- O Estranho mundo de jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)
A animação supervisionada por Tim Burton traz a história de Jack Skellington que vive no mundo do Halloween. Cansado de viver sempre a mesma coisa no dia das bruxas, ele acaba parando no mundo do Natal e fica fascinado. A partir daí uma série de acontecimentos – como o rapto do Papai Noel – se desenrolam nesse musical gótico e sombrio que é a marca registrada de Burton. Feito em stop motion (técnica de animação que fotografa as cenas quadro por quadro, criando a sensação de movimento) tudo que envolve o visual do filme foi cuidadosamente pensado e resulta em cenários e personagens brilhantes.
5- Uma Noite de Fúria (Santa’s Slay, 2005)
O demônio tem um filho. E ele é o Papai Noel. Difícil de acreditar? É isso que essa comédia de horror vai te mostrar além de muitas outras bizarrices. O filho do diabo perdeu uma aposta para um anjo do bem e por isso teria que ficar 1000 anos sendo um bom moço: não poderia fazer mal a ninguém e teria que entregar presentes para as crianças uma vez por ano. Os 1000 anos se passaram e você já pode imaginar o resto. Pessoas morrem sufocadas com peru, asfixiadas com pisca-piscas e muitas outras coisas inacreditáveis. É ruim mas é engraçado. Ou seja: vale a pena.
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=45wLLhUaMgA">https://www.youtube.com/watch?v=45wLLhUaMgA