Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Como Treinar o Seu Dragão’: a emoção ainda vive no cinema

Primeiro live-action da DreamWorks, remake do clássico de 2010 garante entretenimento e qualidade para fãs do original
Por Clara Viterbo Nery (claravnery@usp.br)

Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon, 2025), live-action da aclamada animação de mesmo nome, estreia no Brasil nesta quinta-feira (12). O longa é o primeiro projeto de remake conduzido pela DreamWorks, empresa responsável por grandes sucessos como a franquia Shrek (2001-) e A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians, 2012). Em detrimento da novidade do projeto e das críticas negativas em relação ao saturamento do modelo live-action, o filme chega ao público em um momento decisivo e sob altas expectativas. 

Desde o anúncio do primeiro teaser, Como Treinar o Seu Dragão já havia conquistado parte de seu público devido à grande similaridade do material original e o remake. Agora, com o lançamento do filme, não há com o que se preocupar: o longa é praticamente idêntico à sua animação. O segredo para isso está no roteiro e direção conduzidos por Dean Deblois, que também escreveu e dirigiu, junto com Chris Sanders, a trilogia animada. 

Dos cenários à construção de diálogos, o longa segue fielmente a história já conhecida pelo público e adapta todos os elementos que encantaram no original, agora, ainda mais reais. A sequência de fatos e cenas emblemáticas parecem ter sido diretamente transportadas da animação para as telas de cinema. O talento e desempenho de toda a equipe de arte merecem ser reconhecidos, igualmente à direção e roteiro de Dean DeBlois, que conseguem capturar bem a essência para as telonas.

As filmagens do longa foram divididas entre Los Angeles, nos Estados Unidos, e Irlanda do Norte, onde foram filmadas cenas externas [Imagem: Reprodução/TheMovieDB]

As cenas de ação são caóticas e grandiosas na medida certa, de forma a imergir o público na sua totalidade. Contudo, é impossível citar o novo longa sem destacar os efeitos especiais. Como Treinar o Seu Dragão talvez tenha um dos melhores CGI da era de live-actions. Os dragões, parte essencial da história, possuem um realismo surpreendente e sem perder os seus traços cartunescos, o que encanta até o menos entusiasta da narrativa.

Outro aspecto que também contribui para a autenticidade do filme é a interpretação dos personagens. Mason Thames encarna o protagonista Soluço, com expressões e até a voz extremamente similares à original vivida por Jay Baruchel. O grupo de amigos do protagonista também é muito bem escalado, com todos sendo cômicos e similares às suas animações.

O novo roteiro de DeBlois não inova, mas sabe lidar bem com o mínimo de inovações possíveis para trazer mais personalidade a algumas figuras. A personagem Astrid, vivida por Nico Parker, por exemplo, recebe mais motivações para sua obstinação em ganhar o título de “matadora de dragões”, o que torna a protagonista feminina ainda mais forte. Já Stoico, o Imenso, chefe de Berk e pai de Soluço, interpretado por Gerard Butler, ganha momentos mais emocionantes com o filho, o que desenvolve a relação de grande disparidade entre os dois.

O lançamento do filme estava agendado para 14 de março de 2025, mas foi adiado para a data de lançamento atual devido à greve da SAG-AFTRA de 2023 [Imagem: Divulgação/Universal Studios]

A decisão de manter o live-action tão similar ao original foi uma escolha segura, no entanto, um tanto quanto limitada. Sem alterar praticamente nada da história original e com efeitos espetaculares, é claro que o filme seria agradável tanto ao público mais jovem quanto aos que assistiram ao filme de 2010. Mas, sem se permitir ir além da mitologia original, o futuro da franquia pode ser desestimulante.

Como Treinar o Seu Dragão 2, em live-action, já foi confirmado pelo estúdio antes mesmo da estreia do primeiro, com previsão de lançamento para junho de 2027. Para esse, espera-se que a equipe de DeBlois consiga ir além na mitologia, intercalando a história clássica com novos conflitos. É claro que o público é incentivado a assistir ao filme já tendo em mente que irá gostar, mas, se a equipe criativa conseguir ir além, os live-actions dessa franquia podem se tornar um espetáculo à parte.

Como Treinar o Seu Dragão (2025) é carismático e emocionante, mas sem ser inovador. Seria até errado descrevê-lo como uma adaptação, pois, na verdade, não há palavra melhor para representá-lo do que remake. Com efeitos e direção excepcionais, o longa com certeza eleva o padrão para todos os próximos live-actions que serão lançados e ainda mostra que a DreamWorks não brinca em serviço, o que pode indicar novas adaptações sendo anunciadas em breve.

Como Treinar o Seu Dragão já está disponível nos cinemas brasileiros. Confira o trailer:

*Imagem de capa: Reprodução/TheMovieDB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima