Por Clara Viterbo Nery (claravnery@usp.br)
Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon, 2025), live-action da aclamada animação de mesmo nome, estreia no Brasil nesta quinta-feira (12). O longa é o primeiro projeto de remake conduzido pela DreamWorks, empresa responsável por grandes sucessos como a franquia Shrek (2001-) e A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians, 2012). Em detrimento da novidade do projeto e das críticas negativas em relação ao saturamento do modelo live-action, o filme chega ao público em um momento decisivo e sob altas expectativas.
Desde o anúncio do primeiro teaser, Como Treinar o Seu Dragão já havia conquistado parte de seu público devido à grande similaridade do material original e o remake. Agora, com o lançamento do filme, não há com o que se preocupar: o longa é praticamente idêntico à sua animação. O segredo para isso está no roteiro e direção conduzidos por Dean Deblois, que também escreveu e dirigiu, junto com Chris Sanders, a trilogia animada.
Dos cenários à construção de diálogos, o longa segue fielmente a história já conhecida pelo público e adapta todos os elementos que encantaram no original, agora, ainda mais reais. A sequência de fatos e cenas emblemáticas parecem ter sido diretamente transportadas da animação para as telas de cinema. O talento e desempenho de toda a equipe de arte merecem ser reconhecidos, igualmente à direção e roteiro de Dean DeBlois, que conseguem capturar bem a essência para as telonas.

As cenas de ação são caóticas e grandiosas na medida certa, de forma a imergir o público na sua totalidade. Contudo, é impossível citar o novo longa sem destacar os efeitos especiais. Como Treinar o Seu Dragão talvez tenha um dos melhores CGI da era de live-actions. Os dragões, parte essencial da história, possuem um realismo surpreendente e sem perder os seus traços cartunescos, o que encanta até o menos entusiasta da narrativa.
Outro aspecto que também contribui para a autenticidade do filme é a interpretação dos personagens. Mason Thames encarna o protagonista Soluço, com expressões e até a voz extremamente similares à original vivida por Jay Baruchel. O grupo de amigos do protagonista também é muito bem escalado, com todos sendo cômicos e similares às suas animações.
O novo roteiro de DeBlois não inova, mas sabe lidar bem com o mínimo de inovações possíveis para trazer mais personalidade a algumas figuras. A personagem Astrid, vivida por Nico Parker, por exemplo, recebe mais motivações para sua obstinação em ganhar o título de “matadora de dragões”, o que torna a protagonista feminina ainda mais forte. Já Stoico, o Imenso, chefe de Berk e pai de Soluço, interpretado por Gerard Butler, ganha momentos mais emocionantes com o filho, o que desenvolve a relação de grande disparidade entre os dois.

A decisão de manter o live-action tão similar ao original foi uma escolha segura, no entanto, um tanto quanto limitada. Sem alterar praticamente nada da história original e com efeitos espetaculares, é claro que o filme seria agradável tanto ao público mais jovem quanto aos que assistiram ao filme de 2010. Mas, sem se permitir ir além da mitologia original, o futuro da franquia pode ser desestimulante.
Como Treinar o Seu Dragão 2, em live-action, já foi confirmado pelo estúdio antes mesmo da estreia do primeiro, com previsão de lançamento para junho de 2027. Para esse, espera-se que a equipe de DeBlois consiga ir além na mitologia, intercalando a história clássica com novos conflitos. É claro que o público é incentivado a assistir ao filme já tendo em mente que irá gostar, mas, se a equipe criativa conseguir ir além, os live-actions dessa franquia podem se tornar um espetáculo à parte.
Como Treinar o Seu Dragão (2025) é carismático e emocionante, mas sem ser inovador. Seria até errado descrevê-lo como uma adaptação, pois, na verdade, não há palavra melhor para representá-lo do que remake. Com efeitos e direção excepcionais, o longa com certeza eleva o padrão para todos os próximos live-actions que serão lançados e ainda mostra que a DreamWorks não brinca em serviço, o que pode indicar novas adaptações sendo anunciadas em breve.

Como Treinar o Seu Dragão já está disponível nos cinemas brasileiros. Confira o trailer:
*Imagem de capa: Reprodução/TheMovieDB