Por Letícia Longo (letlongo2006@usp.br)
Na última terça-feira (01) o Real Madrid e a Juventus, dois gigantes clubes do futebol europeu, se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes 2025. Enquanto a equipe espanhola vinha de uma bela vitória contra o RB Salzburg por 3 a 0, a Juventus vinha de uma derrota dolorosa por 5 a 2 contra o Manchester City, ambos os jogos válidos pela fase de grupos da competição.
O Real Madrid venceu a partida por 1 a 0 após uma partida marcada pelo calor intenso junto a chuva no Hard Rock Stadium. As condições climáticas agravaram o desgaste físico dos jogadores de ambos os times durante a partida.
A partida
Juventus em busca de jogo e Real Madrid estático
A Juventus foi superior ao Real Madrid nos 30 primeiros minutos de jogo. Ao fazer bom uso do lado esquerdo do campo para jogadas ofensivas, e de uma defesa compacta, o time italiano dificultou a chegada do ataque dos merengues à área e causou perigo para a defesa madridista . Aos 7’, Kolo Muani, centroavante do clube de Turim, desperdiçou a primeira grande chance do jogo com uma tentativa de bola cavada por cima do goleiro, que foi para cima do gol. Aos 8 ‘, Valverde,eleito o melhor da partida, arriscou um chute de fora da área, mas a bola foi para fora.
A Juventus continuou no jogo com uma maior velocidade e dinamicidade em relação ao time espanhol.Aos 23´, com uma bela jogada iniciada por Thuram, Francisco Caetano cabeceou em cima da meta defendida pelo goleiro Courtois.
Aos 29’ o Real Madrid teve sua primeira grande chance na partida. Com um toque rasteiro de Valverde para Bellingham na pequena área, que finalizou, Di Gregorio, goleiro da Juve, fez uma grande defesa. A partir desse lance, o Real Madrid buscou uma melhora na partida, mas ainda com dificuldades em chegar a grande área adversária e em obter velocidade.
Di Gregorio obteve nota 9,3 no site SofaScore após o jogo contra o Real Madrid [Imagem: Reprodução/Instagram: @juventus]
Xabi Alonso compreende o jogo
Se no primeiro tempo o Real Madrid tinha uma maior dificuldade em dinamizar o jogo e chegar a área da Juventus, no segundo tempo aconteceu o inverso.O técnico do clube espanhol Xabi Alonso entendeu o jogo da Juventus, e buscou realizar uma maior pressão na marcação, assim como aumentar a movimentação dos jogadores.
O time merengue assustou os torcedores da Juventus logo no início do segundo tempo, quando aos 46’, Bellingham ia tentar um gol de bicicleta, mas optou por um passe para um forte chute de Valverde, que foi para fora. Entretanto, o primeiro e único gol do jogo veio aos 54’ com a cabeçada do jovem Gonzalo García, que tinha dado poucos toques na bola até então.
A assistência de Alexander-Arnold para o gol de García foi a primeira do jogador com a camisa do Real Madrid. [Imagem: Reprodução/Instagram: @trent]
Após o gol, o Real Madrid permaneceu no mesmo ritmo agressivo que iniciou o segundo tempo, principalmente após a entrada de Mbappé aos 68’. Enquanto isso, a Juventus estava perdida no jogo. A substituição de Yildiz por Koopemeiners aos 71’ enfraqueceu o lado esquerdo do time, e a defesa compacta da primeira etapa da partida desapareceu. O desgaste físico, devido ao calor junto à chuva no Hard Rock Stadium, ficou evidente, principalmente no time da Juventus, enquanto o Real Madrid se adaptou às condições climáticas após a primeira etapa.
Apesar da vitória do Real Madrid já ser esperada, o clube espanhol mostrou seu poder de reação. O time merengue agora chega mais forte para enfrentar o Borussia Dortmund no sábado (05), pelas quartas de final.
Ficha Técnica
Real Madrid 1× 0 Juventus
Data: 01/07/2025
Horário: 16:00 (horário de Brasília)
Estádio: Hard Rock Stadium (EUA)
Gols: Gonzalo García (54’)
Cartões amarelos: Real Madrid – Jude Bellingham (87’)
Real Madrid (3-5-2): Courtois, Rüdiger,Tchouaméni, Huijsen, Alexander-Arnold, Bellingham, Valverde (Ceballos 89’), Arda Güler (Modric 78’), Fran García,Vini Jr. e Gonzalo García (Mbappé 68’) – Técnico: Xabi Alonso
Juventus (3-4-2-1): Di Gregorio, Kalulu, Rugani (Gatti 86’),L.Kelly (González 59’), A.Cambiaso,Thuram,Locatelli (McKennie 86’),Costa, Yildiz (Koopemeiners 71’), F. Conceição (Kostìc 60’), Kolo Muani– Técnico: Igor Tudor
*Imagem de capa: [Reprodução/Instagram: @juventus]