Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Euro 2024 | Deu zebra! Bélgica perde para a Eslováquia em sua estreia na Eurocopa

Com gol de Ivan Schranz, o país eslavo levou a melhor em uma partida cheia de polêmicas
Seleção da Eslováquia comemorando vitória contra a Bélgica na estreia da Eurocopa
Por Mariana Ricci (mariana.ricci@usp.br)

O confronto entre Bélgica e Eslováquia, que ocorreu na última segunda-feira (17/06) em Frankfurt, surpreendeu os torcedores com a vitória do time eslovaco por 1 a 0 sobre a Bélgica. O artilheiro da seleção belga, Romelu Lukaku, teve seus dois gols da partida anulados, o que levou à vitória inédita da Eslováquia em um jogo de estreia do time na Eurocopa.

O jogo

O favoritismo belga foi desbancado pelo camisa 26 do time eslavo, Ivan Schranz, que fez um gol milagroso aos 7 minutos do primeiro tempo, quando a Bélgica cometeu um erro de saída de bola no campo de ataque eslavo. Invicta a 15 jogos,a última derrota da seleção belga aconteceu ainda na Copa do Mundo de 2022, contra o Marrocos, na fase de grupos. 

Não faltaram chances para a Bélgica reverter o placar: o time dominou a posse de bola durante grande parte do jogo e Lukaku teve inúmeras chances de marcar para a seleção. O artilheiro belga fez dois gols na partida, mas ambos foram anulados. O primeiro aconteceu depois de uma cobrança de escanteio, aos 55′ do segundo tempo, mas estava em condição de impedimento. Lukaku marcou de novo, aos 85′ e, dessa vez, o lance foi invalidado devido a um toque na mão de Loïs Openda, que deu a assistência para o gol.

Romelu Lukaku na estreia da Eurocopa 2024 com a seleção da Bélgica

Lukaku joga atualmente na Roma e é o maior artilheiro da seleção belga. Se seus gols fossem validados, teria marcado pela 87ª vez para o time [Imagem: Reprodução/Instagram @begianreddevils]

Além da atuação de Lukaku, destaca-se também a atuação da defesa da Eslováquia, em especial a de seu goleiro, Martin Dubravka. Lukaku o enfrentou cara a cara diversas vezes durante a partida e o goleiro fez grandes defesas. Um momento improvável e de destaque do jogo ocorreu quando o zagueiro eslovaco David Hancko, aos 61’, colocou-se entre a bola e o gol e fez uma defesa que nem mesmo Dubravka conseguiu, impedindo que a Bélgica igualasse o placar. 

Repercussão nas redes

O jogo entre Bélgica e Eslováquia foi transmitido com exclusividade pela rede Cazé TV e já conta com mais de três milhões no YouTube. A partida acirrada foi muito comentada nas redes, em especial pela derrota improvável de um dos grandes favoritos ao título logo em seu jogo de estreia. 

Lukaku foi o principal alvo dos comentários e piadas que rolaram nas redes sociais nesta segunda-feira. Os dois gols anulados viraram memes de todos os tipos na plataforma X e viralizaram, principalmente entre os brasileiros, que ainda ressentem a eliminação da Copa do Mundo de 2018, no jogo eliminatório contra a Bélgica.

Agora, o cenário do grupo E da Eurocopa, composto por Bélgica, Romênia, Eslováquia e Ucrânia, está sob especulação. A Romênia goleou a Ucrânia por 3 a 0, também nesta segunda-feira. A Eslováquia retornou aos campos nesta sexta-feira (21) contra a Ucrânia, e perdeu por 2 a 1, enquanto a Bélgica segue na busca por uma vitória, necessária para confirmar seu favoritismo ao título, no sábado (22), contra a Romênia. 

Foto de capa: [Reprodução/Instagram @euro2024]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima