Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘SOUR’: Olivia Rodrigo e a montanha russa emocional da juventude

Em seu álbum de estreia, a artista se consagra como uma das mais promissoras de sua geração

Olivia Rodrigo é a mais nova sensação da internet. Após o sucesso repentino de sua música All I Want, composta para a trilha sonora da série High School Musical: The Musical: The Series (2019-), foi apenas uma questão de tempo para a artista, de apenas 18 anos, assinar contrato com uma gravadora e iniciar a produção de seu primeiro álbum de estúdio, SOUR (2021). O projeto flutua entre o pop e o rock em canções que refletem a intensidade da adolescência.

Drivers license, single de estreia da cantora, encapsula a tristeza do fim de um relacionamento através de vocais emocionantes e uma ponte memorável, e conquistou o primeiro lugar nas paradas com apenas uma semana de seu lançamento. A música estabelece o tom para o restante do álbum, que traz a desilusão amorosa como tema recorrente entre suas onze faixas, bem amarradas e circulares, como se contassem uma história — um coming of age agridoce, ou até mesmo azedo, como o próprio título sugere.

Brutal, canção que abre o disco, é uma faixa catártica carregada de vocais raivosos, na qual o pop punk é utilizado como base para a cantora colocar para fora suas angústias e frustrações com a juventude. Essa não é a única música na qual a artista experimenta com o rock — good 4 u, terceiro single do álbum, foi muito comparado aos hinos emo de Paramore e Avril Lavigne. O clipe da canção também é recheado de referências à cultura pop dos anos 2000, com cenas inspiradas em filmes como O Diário da Princesa (2001) e o clássico cult Garota Infernal (2009). A faixa brinca com o estereótipo de “ex-namorada obcecada” de forma sarcástica e tempestuosa, e garantiu à Olivia, mais uma vez, o primeiro lugar nas paradas americanas.

Em seguida, traitor retrata as frustrações causadas por um relacionamento passado, assunto que é retomado nas músicas 1 step forward, 3 steps back — que conta com arranjos de New Year’s Day, canção de Taylor Swift — e enough for you. Ainda que as três faixas apresentem temas e sonoridades semelhantes, a carga emocional adicionada pelos vocais de Olivia, além da acertada produção de Dan Nigro, conseguem fazer com que SOUR não pareça repetitivo.

Imagem promocional de SOUR. Olivia Rodrigo senta em frente a mesa, sobre a qual há um bolo. Atrás dela, fundo roxo
[Imagem: Reprodução/Instagram/@OliviaRodrigo]
Deja vu, lançada em abril como segundo single do projeto, traz elementos do pop psicodélico e retrata as dores de ver um antigo amor em um novo relacionamento, com uma letra marcada pela ironia. A canção conta com um riff de guitarra carregado de sintetizadores após cada refrão, o que a torna uma das mais distintas e memoráveis do álbum. Outra faixa com um riff marcante, dessa vez de baixo, é jealousy, jealousy, na qual Olivia revela as inseguranças que sente ao comparar sua vida às de outras pessoas na internet — sensação que todos já experimentaram ao menos uma vez.

Ainda que os singles sejam as faixas de maior destaque no álbum, o restante das músicas ganha força com os vocais impressionantes e letras pessoais e vulneráveis de Olivia, que explora várias facetas da desilusão amorosa e não vê problema em admitir seus erros, arrependimentos e dúvidas. Sua transparência é o que torna tão fácil ao público se identificar com suas músicas — a cantora consegue quebrar com o padrão de pop star perfeita e inalcançável, muito comum entre jovens astros até pouco tempo atrás, e permite que suas composições reflitam a tristeza, raiva e confusão típicas da adolescência. SOUR é uma estreia notável para a artista que, com certeza, ainda tem muito o que mostrar.

*Imagem de capa: Reprodução/iTunes

1 comentário em “‘SOUR’: Olivia Rodrigo e a montanha russa emocional da juventude”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima