Home Escuta Aí Mesmo diante de tantos modelos, ‘Estamos Vivos’
Mesmo diante de tantos modelos, ‘Estamos Vivos’
Escuta Aí
14 jun 2020 | Por Wálace de Jesus (walace.jesus@usp.br)

O novo álbum da cantora pernambucana Isabela Moraes, chamado Estamos Vivos chegou ao público em 22 de maio de 2020 com 11 faixas, todas assinadas pela musicista nordestina. Lançado pela gravadora Deckdisc, em meio à pandemia de Covid-19, é o primeiro da artista com alcance nacional. Agora ou nunca e Bandeira em Marte também são álbuns dela, mas foram limitados à distribuição regional

Capa doo álbum Estamos Vivos, de Isabela Moraes, que pode ser ouvido na plataforma de streaming Spotify. [Imagem: Deckdisc]

Confira o álbum na plataforma de streaming Spotify. [Imagem: Deckdisc]

Em Tempo de esperas e incertezas, Isabela tenta encontrar seu novo lugar Ao redor do sol, além de convocar todos os artistas para contribuírem um pouco nesse ambiente de caos político e social que estamos inseridos.  

Em Vida Real, a cantora faz críticas à sociedade atual pautada a partir de modelos, e insiste que “nossa vida não é como na televisão”. Nas primeiras estrofes a cantora faz uma sugestão de mudança: “Vai lá / Começar depende do primeiro passo / Você pode escolher sucesso, fracasso / Depende da força da sua decisão”. E pelo visto a pernambucana escolheu o sucesso ao “subir a ladeira cantando prelúdios”.

Na faixa Quem disse?, Isabela ironiza um mundo espelhado em bens materiais, como “carro importado, roupa de marca e muito dinheiro”. Ela ainda faz uma comparação entre as perspectivas do “pobre” e “rico”, e o que realmente importa para ser feliz. “Na vida, pra ser muito feliz precisa de pouco pra viver”, afirma a artista. 

Você distante retrata o escárnio da pernambucana por alguma paixão mal resolvida, ou talvez por um relacionamento que acabou em separação: “Tu vai pra lá / Que eu vou pra cá”, enfatiza a compositora.

Elogiada por Alceu Valença, é mais uma artista para a chamada Música Popular Brasileira (MPB). Como um bom álbum de MPB, a melancolia está presente, especialmente nas faixas Quando a saudade for te procurar, Outra oração, Pra nos perdoar, Servi pra você, Do contra e Por nós dois. Neste sexteto musical, a musicista mostra como relacionamentos podem ser decepcionantes, especulativos e superficiais, além de caprichar com melodias simples e ao mesmo tempo envolventes.

Em quase 42 minutos, Isabela Moraes “chega arretada” e “bota fé” nessa nova jornada, eleva-se ao cenário musical brasileiro e conquista novos fãs com toda sua originalidade: só em São Paulo a artista já atingiu a marca de 3.443 ouvintes mensais. No total já são quase 25 mil ouvintes por mês. Outras cidades também podem ser consultadas na tabela abaixo, disponibilizada pela plataforma de streaming musical Spotify:

Dados de streaming do álbum Estamos Vivos, de Isabela Moraes. [Imagem: Spotify]

Os dados podem ser conferidos na íntegra neste link. [Imagem: Spotify]

Esse é o principal álbum que mostra a força do canto e das verdades que Isabela Moraes traz nas histórias de cada canção, com toda “segurança de quem sabe as belezas que carrega e agora pode mostrar”, como afirma a cantora. 

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*