Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Copa do Mundo de Clubes 2025 | Real Madrid tropeça na estreia e Al Hilal mostra para o que veio na competição

Com chances para ambas as partes, empate foi definido pelo equilíbrio entre as equipes e muita intensidade

Por Aline Noronha (alinenoronha@usp.br)

A estreia do grupo H aconteceu na última quarta-feira (18) no confronto entre gigantes de diferentes partes do globo, mas que vivem maus momentos. De um lado, Real Madrid, vindo de uma temporada sem títulos, e do outro, Al Hilal, que terminou o campeonato nacional em segundo lugar e também não ergueu troféus. 

O resultado do jogo foi 1 a 1 e fez um contraste com o último jogo entre as equipes com o placar 5 a 3  para os espanhóis na final do Mundial de Clubes de 2022. Enquanto para eles esse empate teve um gosto amargo, para os árabes tiveram o sabor da vitória, após uma partida com muitas emoções.

Surpresa nos dois lados: relativa igualdade e pressão 

A bola começou a rolar às 16h no Hard Rock Stadium, em Miami. O início da partida foi promissor para o Al Hilal, que criou as primeiras grandes jogadas antes dos dez minutos da partida. Aos 2’, a equipe construiu  uma boa jogada que culminou em uma falta perigosa perto da área adversária, e aos 9’ Marcos Leonardo, ex-jogador do Santos, arriscou uma finalização ao gol.

O Real Madrid demorou para se encontrar no jogo. Apesar da marcação alta que obrigou o adversário a tentar ligação direta entre o campo defensivo e o ataque ou tentativas de escapes rápidos pelas laterais, a primeira bola a balançar as redes foi árabe. Aos 18’, após um erro de domínio de bola de Trent Alexander Arnold, do Real Madrid, Renan Lodi marcou gol para a equipe saudita. Entretanto, ele foi anulado por impedimento.

Técnico do Al Hilal Inzaghi

A partida marcou a estreia do técnico italiano Simone Inzaghi, após a demissão do português Jorge Jesus [Imagem: Reprodução/Instagram: @alhilal]

O primeiro quarto da partida foi de intensa pressão do Al Hilal, que até então possuía quatro escanteios, enquanto o time europeu não tinha nenhum. Mas, aos 34’,  após um erro de passe e espaços na marcação, Rodrygo deu  assistência para Gonzalo García, eleito o melhor da partida, abrir o placar. A equipe saudita sentiu por alguns minutos o peso do gol.

Entretanto, aos 38’, o espanhol Asencio levou uma caneta de Marcos Leonardo dentro da área e provocou  penalidade máxima, ao segurar e derrubar o rival. Quem assumiu a cobrança foi Rúben Neves, volante de 28 anos e jogador da seleção portuguesa, que aos 41’, marcou e deixou tudo igual no placar novamente. 

Antes do final do primeiro tempo, ambas as equipes tiveram chance de ir ao vestiário vencendo o embate. O time madrilenho acertou a trave, aos 45’, enquanto Salem Al-Dawsari realizou uma boa finalização que passou rente à meta adversária, aos 46’

O placar final: reflexo do jogo

O Real Madrid voltou no segundo tempo com pressão para tentar impor seu ritmo de jogo, mas as jogadas inspiradas de Vini Júnior não se concretizaram. O zagueiro árabe Altambakti teve uma partida consistente e conseguiu imobilizar os ataques com categoria.

Se por um lado o time espanhol não conseguiu transformar em gols seus momentos de superioridade, o mesmo ocorreu ao clube saudita. Aos 52’ Marcos Leonardo balançou as redes, mas pelo lado de fora, e aos 71’ perdeu outra boa oportunidade de gol.

O calor intenso, superior a 30 graus, fez com que a metade final do segundo tempo perdesse intensidade e ritmo de ambos os lados. O Al Hilal passou a se defender mais para garantir o resultado e investia em contra ataques, enquanto o Real Madrid buscava com intensidade o gol da vitória. Ao todos eles tiveram 19 chutes, sendo sete a gol, enquanto o clube árabe fez 13 finalizações, duas em direção ao goleiro do oponente.

Gonzalo Garcia finalizando ao gol adversário

O Real Madrid teve 52% de posse de bola e o Al Hilal 48%, já a precisão de passes foi de 90% para o primeiro e 84% para o segundo  [Imagem: Reprodução/Instagram: @realmadrid]

Aos 86’, o jogador Alqahtani cometeu uma falta desnecessária dentro da área em cima de Fran García. Após um momento de indecisão do juiz Facundo Tello, ele foi chamado para o VAR e confirmou o pênalti. Aos 93’, o uruguaio Valverde, capitão do Real Madrid, perdeu a cobrança defendida pelo goleiro Bono.

Aos 95’, mais uma vez, o goleiro do time árabe defendeu cabeceio perigoso de  Gonzalo. Esse foi o último grande lance do jogo. O juiz argentino, deu, no total, sete minutos de acréscimos, e finalizou a partida.

O resultado não afetou as chances de classificação do Real Madrid, que enfrentou o Pachuca no dia 22 de junho, às 16h, mas serviu de alerta para não subestimar os times de outros continentes. Já o Al Hilal enfrentou o RB Salzburg também no dia 22, mas às 19h, em busca do objetivo de ser o primeiro time não europeu e não sul-americano a ganhar a competição. 

João Cancelo e Vinicius Júnior disputando a bola

Com a vitória de 2 a 1 do RB Salzburg em cima do Pachuca, o time austríaco havia alcançado o primeiro lugar no grupo H, enquanto o segundo foi para o Real Madrid e o terceiro Al Hilal, antes da segunda rodada da competição [Imagem: Reprodução/Instagram: @alhilal]

Ficha Técnica

Real Madrid 1×1 Al Hilal

Data: 18/06/2025 

Horário: 16:00 (horário de Brasília)

Gols: Gonzalo García (34’), Neves (38’)

Cartões amarelos: Real Madrid: Vini Júnior (14’); Al-Hilal: Nuves (89’), Alqahtani ( 91’), Al Harbi (99’)

Real Madrid (4-3-3): Courtois, Trent (Lucas Vázquez 65’), Asencio (Arda guler 46’), Huijsen, Fran García, Tchouameni, Valverde, Bellingham (Modric 84’), Vini Jr. (Victor Muñoz 80’), Rodrygo (Brahim Diaz 65’) e Gonzalo – Técnico: Xabi Alonso

Al-Hilal (4-2-3-1): Bono, Koulibaly, Lodi (Al Harbi 83’), Neves, M. Leonardo (Al Juwayr 83’), Nasser D., Cancelo (Al Yami 64’), Sergej, Salem (Kanno 76’), Malcom (Al Qahtani 64’) e Altambakti – Técnico: Simone Inzaghi 

 *Imagem de capa: [Reprodução/Instagram: @alhilal]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima