Home Água na Boca As delícias do Metro Super Chef
As delícias do Metro Super Chef
Água na Boca
01 maio 2015 | Por Jornalismo Júnior

No dia 28 de abril, última terça feira, o concurso gastronômico Metrô Super Chef anunciou seus dois vencedores da etapa global: Alex Cruz e Henrique Antunes. O Sala 33 estava de olho nessa disputa e traz para você os detalhes e delícias desse concurso!

A competição – apresentada pela rede de mídia sueca Metro Internacional – é anual e composta de duas etapas: a local e a internacional. Na primeira etapa, os participantes do mundo todo se inscrevem no site do concurso e mandam suas melhores receitas, sempre acompanhadas de uma imagem do prato. As receitas de cada país eram postadas nos sites do Metro Super Chef de sua respectiva localidade e, através do voto popular, competiam entre si. O dono do prato mais votado de cada país – além de ganhar uma viagem incrível- prosseguia então para a etapa final, competindo com outras receitas de todo o mundo.

No Brasil, foi o paulistano Guilherme Cardadeiro quem venceu a etapa local. O chef, que atualmente comanda um restaurante de comida contemporânea no Rio Grande do Norte, terá que se ausentar um pouco: como vencedor local, Cardadeiro ganhou uma viagem gratuita para Lima, no Peru, onde fará um tour gastronômico e desfutará da culiniária peruana.

gnochi

Gnocchi de cara roxo com polvo grelhado, tucupi e jambu. Foto: Divulgação.

O prato que deu a vitória a Guilherme foi seu gnocci de cará roxo com polvo grelhado, tucupi e jambu. O cará é um tubérculo de origem africana e é bastante confundido com inhame: costuma ser utilizado para fazer sopas, cremes e purê, como no caso da receita de Cardadeiro. Já o tucupi é muito utilizado como molho na culinária. Ele é um líquido extraído da raiz da mandioca brava e, antes de ser consumido, precisa ser cozido e fermentado, para eliminar o ácido cianídrico presente em sua composição.  O jambu é uma erva típica do norte do Brasil. A receita completa de Guilherme pode ser encontrada no site do Metro Super Chef.

Apesar de ter recebido mais de 450 votos, o prato do chef brasileiro não foi o grande vencedor do título Metro Super Chef. Os vencedores da etapa global foram Alex Cruz, de Bayamon, em Porto Rico e Henrique Antunes, de Lisboa, Portugal. Os dois ganharam o título de Metro Master Chef e a chance de cozinhar, em Lima, para o júri final, que inlcuiu Gastón Acurio, conceituado chef peruano.

Peito de frango recheado batatas vermelhas e tomates assados campari – Prato de Alex Cruz. Foto: Divulgação.

Alex cozinha muito em casa e seu hobby é criar pratos diariamente. Criou uma página de culinária chamada Open Food Puerto Rico, onde começou a compartilhar suas receitas. Em menos de três meses, o blog conseguiu 57 mil seguidores. Já Henrique tem apenas 18 anos e começou a cozinhar com apenas 11. O jovem diz que procura sempre melhorar suas técnicas e, para isso, busca viajar muito.

Quanto às receitas, foi um peito de frango recheado de inhame e acompanhamento de batatas vermelhas e tomates campari cozidos que levou Cruz à vitória do concurso. Já Henrique subiu ao pódio graças à uma perna de cordeiro recheada com duxelle de cogumelos e pimenta e acompanhado por purê de ervilhas, gallete de batatas, glace de cordeiro e alecrim e ar de alho. As receitas dos dois ganhadores também estão disponíveis no site.

Perna de cordeiro recheada – Prato de Henrique Antunes. Foto: Divulgação.

Por Isabela Augusto
isabelacaugusto@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*