Home Eu Fui Power Trip Summit: Dia 27
Power Trip Summit: Dia 27

Série de debates com mulheres influentes em diversas áreas mostra que protagonismo feminino está na linha de frente do desenvolvimento social

Eu Fui
02 jun 2021 | Por Maria Vitoria Faria (mvitoriafaria@usp.br)

Entre os dias 25 e 27 de maio ocorreu a 5ª edição do Power Trip Summit, evento organizado pela revista Marie Claire que reúne lideranças femininas nas mais diversas áreas de atuação. Devido à pandemia de Covid-19, o evento foi on-line e abordou várias dimensões do tema saúde, além de empreendedorismo, tecnologia e feminismo. Os três dias foram apresentados pela jornalista Valéria Almeida e trataram, respectivamente, dos tópicos: economia do cuidado e saúde em tempos de crise; imunização, inteligência artificial e racismo estrutural; e sororidade e mulheres em grandes empresas de tecnologia. 

O evento contraria o preconceito de que revista feminina só aborda assuntos fúteis e mostra como elementos da cultura ligados ao universo da mulher podem promover a luta contra desigualdades presentes na sociedade brasileira. Confira abaixo a segunda parte da cobertura feita pelo Sala33.

 

Dia 27: Vacinação e desinformação, com Patrícia Carneiro

Marie Claire: em palco com luzes azuis e vermelhas, uma tela ao fundo exibe a imagem de Patrícia Carneiro (mulher branca, de cabelos escuros e roupa vermelha). À frente, mulher em preto encontra-se sentada olhando para a tela.

Patrício Carneiro e Roberta Malta na primeira mesa do último dia do evento. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]


O
terceiro dia do evento começa com Patrícia Carneiro, cientista responsável pelo controle de qualidade das vacinas no Instituto Butantã e líder de uma equipe majoritariamente feminina na produção de vacinas. 

Entrevistada por Roberta Malta, editora executiva da Marie Claire, Patrícia desmentiu fake news e pediu à população que confiasse na análise rigorosa da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois todas as vacinas disponíveis protegem contra a Covid-19 e impedem que as pessoas tenham reações graves ao vírus, mesmo com as variações. 

O Programa Nacional de Imunização, para Patrícia, conseguiria guiar bem a situação atual, dada a experiência do SUS na vacinação de outras doenças virais. Entretanto, a falta de coordenação nacional para uma distribuição coesa da vacina dificulta o processo.

A cientista aponta ainda como a pandemia escancara as desigualdades e como é importante que todos se vacinem, pois só assim o Brasil estará seguro, em uma mensagem que reforça a fala de Drauzio Varella no dia anterior.

 

 

Dia 27: Acolhimento de profissionais com depressão, com Isabel Marçal, Luciana Sarin e Priscilla Bottman

Marie Claire: em palco com luzes azuis e vermelhas, quatro mulheres encontram-se sentadas, em frente a uma tela grande na qual a imagem de outra mulher é exibida

Roberta Malta é responsável pela mediação do debate sobre saúde mental no exercício da profissão. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]


Roberta continua na mediação da
segunda mesa e entrevista Isabel Marçal, cofundadora e diretora do Instituto Bem do Estar, Luciana Sarin, psiquiatra da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, Mafoane Odara, especialista em recursos humanos, e Priscilla Bottman, vice-presidente da Janssen Brasil. 

Em uma mesa que explicitou a urgência de desestigmatizar os transtornos mentais e que teve um tom bastante pessoal, as convidadas trataram da necessidade de haver um ambiente aberto ao diálogo e uma oferta de recursos que visem ao bem estar do funcionário. Para finalizar o debate, fica o lembrete de que a depressão não é apenas uma tristeza, mas uma doença psíquica marcada pelo desânimo crônico.


Dia 27: MC Talk, com Mariana Luz

Marie Claire: Mariana Luz (mulher branca, de cabelos escuros e compridos, com uma blusa branca) aparece em tela na qual se vê um jardim ao fundo

Mariana Luz discorre sobre a importância da primeira infância e sua experiência de trabalho em uma fundação voltada ao desenvolvimento infantil. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]


Entre a segunda e a terceira mesa, Daniela Tófoli, diretora editorial da Marie Claire, convida Mariana Luz, CEO da
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, para falar sobre a primeira infância. 

Essa fase da vida é importante pois 90% das conexões do cérebro ligadas à formação do indivíduo acontecem nela, e um bom desenvolvimento neste período tem o potencial de romper com ciclos geracionais de pobreza. O tema é de grande importância em um momento em que as interações sociais de crianças e seus responsáveis enfrentam grandes limitações em meio à pandemia de Covid-19.


Dia 27:  Big
techs e liderança feminina, com Fiamma Zarife, Paula Belliza e Maren Lau

Laura Ancona com as líderes empresariais Fiamma Zarife, Paula Belliza e Maren Lau na mesa sobre seus cargos em grandes empresas tecnológicas. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]


Laura Ancona, diretora de redação da Marie Claire, entrevista Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil, Paula Belliza, vice-presidente de marketing do Google para a América Latina, e Maren Lau, vice-presidente do Facebook para a América Latina, na terceira mesa do dia. 

Elas contam como foi chegar aos altos cargos empresariais e como não tinham referências de mulheres nesses ambientes. Quanto à pandemia, o impacto foi unânime: a vida delas foi profundamente transformada e o olhar empresarial passou a ser mais empático em relação aos funcionários. As convidadas também pontuaram as medidas protetivas que as empresas onde trabalham têm adotado contra a desinformação e em prol do conteúdo de qualidade, e concordaram com a ideia de que as plataformas digitais têm a responsabilidade de impactar as pessoas por meio da diversidade e da inclusão. 

 

Dia 27: A expertise feminina em situações de crise, com Luciana Vodzik, Adriana Saliba Morasco, Renata Moraes Vichi e Camila Farani

Paola Deodoro conversa com Luciana Vodzik, Adriana Morasco, Renata Vichi e Camila Farani na última mesa do evento, que tratou sobre adaptações na crise. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]


Luciana Vodzik, diretora da Arezzo, Adriana Saliba Morasco, vice-presidente da The LYCRA Company para a América do Sul, Renata Moraes Vichi, CEO do grupo CRM, e Camila Farani, investidora anjo, são entrevistadas para a quarta mesa por Paola Deodoro, editora sênior de Beleza e Beauty Tudo da Marie Claire.

A conversa inicia com o relato das convidadas sobre a pandemia e o impasse de conciliar os papéis femininos impostos socialmente, como cuidar da casa, dos filhos, do marido e dos familiares. Em relação aos negócios, a conversa destacou a importância da adaptação e da inovação no momento de isolamento social, sobretudo no fortalecimento da conexão com o cliente. 

Além de empresárias, duas delas, Luciana e Renata, são amigas e iniciaram uma parceria de trabalho, em um exemplo da importância da sororidade para o desenvolvimento das mulheres. 

 

Dia 27: MC Talk: transparência, sustentabilidade e inclusão, com Patrícia Coimbra

Patrícia Coimbra no palco do Summit em exposição sobre o poder transformador da sustentabilidade. [Imagem: Reprodução / YouTube / Marie Claire Brasil]


Patrícia Coimbra, vice-presidente de capital humano, administrativo, sustentabilidade e marketing da SulAmérica Seguros e Previdência, é a última líder a participar do evento. Em sua apresentação, Patrícia mostra que com pequenas ações a realidade pode ser transformada.

A revista Marie Claire deu exemplo ao aplicar sua força como item cultural para dar voz a aspectos políticos e sociais de grande relevância na atualidade. O evento foi finalizado com a promoção da sustentabilidade e com o lembrete de que a sociedade deve confiar na ciência e se vacinar. Acompanhar três dias de conversas tão profundas e significativas, com mulheres que venceram muitos obstáculos e chegaram a posições que até hoje são predominantemente masculinas, foi uma esperança necessária para seguir em frente nesses tempos sombrios. Apesar de todos os impasses e dificuldades na trajetória, as convidadas mostram como ser mulher não deve ser um empecilho na conquista dos sonhos e como os preconceitos de gênero precisam ser superados.

A íntegra do evento está disponível no canal da Marie Claire no YouTube.

[Imagem de capa: Reprodução/Instagram/Marie Claire Br]

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*