Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Power Trip Summit: Dia 27

Série de debates com mulheres influentes em diversas áreas mostra que protagonismo feminino está na linha de frente do desenvolvimento social

Entre os dias 25 e 27 de maio ocorreu a 5ª edição do Power Trip Summit, evento organizado pela revista Marie Claire que reúne lideranças femininas nas mais diversas áreas de atuação. Devido à pandemia de Covid-19, o evento foi on-line e abordou várias dimensões do tema saúde, além de empreendedorismo, tecnologia e feminismo. Os três dias foram apresentados pela jornalista Valéria Almeida e trataram, respectivamente, dos tópicos: economia do cuidado e saúde em tempos de crise; imunização, inteligência artificial e racismo estrutural; e sororidade e mulheres em grandes empresas de tecnologia. 

O evento contraria o preconceito de que revista feminina só aborda assuntos fúteis e mostra como elementos da cultura ligados ao universo da mulher podem promover a luta contra desigualdades presentes na sociedade brasileira. Confira abaixo a segunda parte da cobertura feita pelo Sala33.

 

Dia 27: Vacinação e desinformação, com Patrícia Carneiro

Marie Claire: em palco com luzes azuis e vermelhas, uma tela ao fundo exibe a imagem de Patrícia Carneiro (mulher branca, de cabelos escuros e roupa vermelha). À frente, mulher em preto encontra-se sentada olhando para a tela.
Patrício Carneiro e Roberta Malta na primeira mesa do último dia do evento. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]

O
terceiro dia do evento começa com Patrícia Carneiro, cientista responsável pelo controle de qualidade das vacinas no Instituto Butantã e líder de uma equipe majoritariamente feminina na produção de vacinas. 

Entrevistada por Roberta Malta, editora executiva da Marie Claire, Patrícia desmentiu fake news e pediu à população que confiasse na análise rigorosa da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois todas as vacinas disponíveis protegem contra a Covid-19 e impedem que as pessoas tenham reações graves ao vírus, mesmo com as variações. 

O Programa Nacional de Imunização, para Patrícia, conseguiria guiar bem a situação atual, dada a experiência do SUS na vacinação de outras doenças virais. Entretanto, a falta de coordenação nacional para uma distribuição coesa da vacina dificulta o processo.

A cientista aponta ainda como a pandemia escancara as desigualdades e como é importante que todos se vacinem, pois só assim o Brasil estará seguro, em uma mensagem que reforça a fala de Drauzio Varella no dia anterior.

 

 

Dia 27: Acolhimento de profissionais com depressão, com Isabel Marçal, Luciana Sarin e Priscilla Bottman

Marie Claire: em palco com luzes azuis e vermelhas, quatro mulheres encontram-se sentadas, em frente a uma tela grande na qual a imagem de outra mulher é exibida
Roberta Malta é responsável pela mediação do debate sobre saúde mental no exercício da profissão. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]

Roberta continua na mediação da
segunda mesa e entrevista Isabel Marçal, cofundadora e diretora do Instituto Bem do Estar, Luciana Sarin, psiquiatra da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, Mafoane Odara, especialista em recursos humanos, e Priscilla Bottman, vice-presidente da Janssen Brasil. 

Em uma mesa que explicitou a urgência de desestigmatizar os transtornos mentais e que teve um tom bastante pessoal, as convidadas trataram da necessidade de haver um ambiente aberto ao diálogo e uma oferta de recursos que visem ao bem estar do funcionário. Para finalizar o debate, fica o lembrete de que a depressão não é apenas uma tristeza, mas uma doença psíquica marcada pelo desânimo crônico.


Dia 27: MC Talk, com Mariana Luz

Marie Claire: Mariana Luz (mulher branca, de cabelos escuros e compridos, com uma blusa branca) aparece em tela na qual se vê um jardim ao fundo
Mariana Luz discorre sobre a importância da primeira infância e sua experiência de trabalho em uma fundação voltada ao desenvolvimento infantil. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]

Entre a segunda e a terceira mesa, Daniela Tófoli, diretora editorial da Marie Claire, convida Mariana Luz, CEO da
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, para falar sobre a primeira infância. 

Essa fase da vida é importante pois 90% das conexões do cérebro ligadas à formação do indivíduo acontecem nela, e um bom desenvolvimento neste período tem o potencial de romper com ciclos geracionais de pobreza. O tema é de grande importância em um momento em que as interações sociais de crianças e seus responsáveis enfrentam grandes limitações em meio à pandemia de Covid-19.


Dia 27:  Big
techs e liderança feminina, com Fiamma Zarife, Paula Belliza e Maren Lau

Laura Ancona com as líderes empresariais Fiamma Zarife, Paula Belliza e Maren Lau na mesa sobre seus cargos em grandes empresas tecnológicas. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]

Laura Ancona, diretora de redação da Marie Claire, entrevista Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil, Paula Belliza, vice-presidente de marketing do Google para a América Latina, e Maren Lau, vice-presidente do Facebook para a América Latina, na terceira mesa do dia. 

Elas contam como foi chegar aos altos cargos empresariais e como não tinham referências de mulheres nesses ambientes. Quanto à pandemia, o impacto foi unânime: a vida delas foi profundamente transformada e o olhar empresarial passou a ser mais empático em relação aos funcionários. As convidadas também pontuaram as medidas protetivas que as empresas onde trabalham têm adotado contra a desinformação e em prol do conteúdo de qualidade, e concordaram com a ideia de que as plataformas digitais têm a responsabilidade de impactar as pessoas por meio da diversidade e da inclusão. 

 

Dia 27: A expertise feminina em situações de crise, com Luciana Vodzik, Adriana Saliba Morasco, Renata Moraes Vichi e Camila Farani

Paola Deodoro conversa com Luciana Vodzik, Adriana Morasco, Renata Vichi e Camila Farani na última mesa do evento, que tratou sobre adaptações na crise. [Imagem: Reprodução/YouTube/Marie Claire Brasil]

Luciana Vodzik, diretora da Arezzo, Adriana Saliba Morasco, vice-presidente da The LYCRA Company para a América do Sul, Renata Moraes Vichi, CEO do grupo CRM, e Camila Farani, investidora anjo, são entrevistadas para a quarta mesa por Paola Deodoro, editora sênior de Beleza e Beauty Tudo da Marie Claire.

A conversa inicia com o relato das convidadas sobre a pandemia e o impasse de conciliar os papéis femininos impostos socialmente, como cuidar da casa, dos filhos, do marido e dos familiares. Em relação aos negócios, a conversa destacou a importância da adaptação e da inovação no momento de isolamento social, sobretudo no fortalecimento da conexão com o cliente. 

Além de empresárias, duas delas, Luciana e Renata, são amigas e iniciaram uma parceria de trabalho, em um exemplo da importância da sororidade para o desenvolvimento das mulheres. 

 

Dia 27: MC Talk: transparência, sustentabilidade e inclusão, com Patrícia Coimbra

Patrícia Coimbra no palco do Summit em exposição sobre o poder transformador da sustentabilidade. [Imagem: Reprodução / YouTube / Marie Claire Brasil]

Patrícia Coimbra, vice-presidente de capital humano, administrativo, sustentabilidade e marketing da SulAmérica Seguros e Previdência, é a última líder a participar do evento. Em sua apresentação, Patrícia mostra que com pequenas ações a realidade pode ser transformada.

A revista Marie Claire deu exemplo ao aplicar sua força como item cultural para dar voz a aspectos políticos e sociais de grande relevância na atualidade. O evento foi finalizado com a promoção da sustentabilidade e com o lembrete de que a sociedade deve confiar na ciência e se vacinar. Acompanhar três dias de conversas tão profundas e significativas, com mulheres que venceram muitos obstáculos e chegaram a posições que até hoje são predominantemente masculinas, foi uma esperança necessária para seguir em frente nesses tempos sombrios. Apesar de todos os impasses e dificuldades na trajetória, as convidadas mostram como ser mulher não deve ser um empecilho na conquista dos sonhos e como os preconceitos de gênero precisam ser superados.

A íntegra do evento está disponível no canal da Marie Claire no YouTube.

[Imagem de capa: Reprodução/Instagram/Marie Claire Br]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima