Entre os dias 25 e 27 de maio ocorreu a 5ª edição do Power Trip Summit, evento organizado pela revista Marie Claire que reúne lideranças femininas nas mais diversas áreas de atuação. Devido à pandemia de Covid-19, o evento foi on-line e abordou várias dimensões do tema saúde, além de empreendedorismo, tecnologia e feminismo. Os três dias foram apresentados pela jornalista Valéria Almeida e trataram, respectivamente, dos tópicos: economia do cuidado e saúde em tempos de crise; imunização, inteligência artificial e racismo estrutural; e sororidade e mulheres em grandes empresas de tecnologia.
O evento contraria o preconceito de que revista feminina só aborda assuntos fúteis e mostra como elementos da cultura ligados ao universo da mulher podem promover a luta contra desigualdades presentes na sociedade brasileira. Confira abaixo a segunda parte da cobertura feita pelo Sala33.
Dia 27: Vacinação e desinformação, com Patrícia Carneiro
O terceiro dia do evento começa com Patrícia Carneiro, cientista responsável pelo controle de qualidade das vacinas no Instituto Butantã e líder de uma equipe majoritariamente feminina na produção de vacinas.
Entrevistada por Roberta Malta, editora executiva da Marie Claire, Patrícia desmentiu fake news e pediu à população que confiasse na análise rigorosa da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois todas as vacinas disponíveis protegem contra a Covid-19 e impedem que as pessoas tenham reações graves ao vírus, mesmo com as variações.
O Programa Nacional de Imunização, para Patrícia, conseguiria guiar bem a situação atual, dada a experiência do SUS na vacinação de outras doenças virais. Entretanto, a falta de coordenação nacional para uma distribuição coesa da vacina dificulta o processo.
A cientista aponta ainda como a pandemia escancara as desigualdades e como é importante que todos se vacinem, pois só assim o Brasil estará seguro, em uma mensagem que reforça a fala de Drauzio Varella no dia anterior.
Dia 27: Acolhimento de profissionais com depressão, com Isabel Marçal, Luciana Sarin e Priscilla Bottman
Roberta continua na mediação da segunda mesa e entrevista Isabel Marçal, cofundadora e diretora do Instituto Bem do Estar, Luciana Sarin, psiquiatra da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, Mafoane Odara, especialista em recursos humanos, e Priscilla Bottman, vice-presidente da Janssen Brasil.
Em uma mesa que explicitou a urgência de desestigmatizar os transtornos mentais e que teve um tom bastante pessoal, as convidadas trataram da necessidade de haver um ambiente aberto ao diálogo e uma oferta de recursos que visem ao bem estar do funcionário. Para finalizar o debate, fica o lembrete de que a depressão não é apenas uma tristeza, mas uma doença psíquica marcada pelo desânimo crônico.
Dia 27: MC Talk, com Mariana Luz
Entre a segunda e a terceira mesa, Daniela Tófoli, diretora editorial da Marie Claire, convida Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, para falar sobre a primeira infância.
Essa fase da vida é importante pois 90% das conexões do cérebro ligadas à formação do indivíduo acontecem nela, e um bom desenvolvimento neste período tem o potencial de romper com ciclos geracionais de pobreza. O tema é de grande importância em um momento em que as interações sociais de crianças e seus responsáveis enfrentam grandes limitações em meio à pandemia de Covid-19.
Dia 27: Big techs e liderança feminina, com Fiamma Zarife, Paula Belliza e Maren Lau
Laura Ancona, diretora de redação da Marie Claire, entrevista Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil, Paula Belliza, vice-presidente de marketing do Google para a América Latina, e Maren Lau, vice-presidente do Facebook para a América Latina, na terceira mesa do dia.
Elas contam como foi chegar aos altos cargos empresariais e como não tinham referências de mulheres nesses ambientes. Quanto à pandemia, o impacto foi unânime: a vida delas foi profundamente transformada e o olhar empresarial passou a ser mais empático em relação aos funcionários. As convidadas também pontuaram as medidas protetivas que as empresas onde trabalham têm adotado contra a desinformação e em prol do conteúdo de qualidade, e concordaram com a ideia de que as plataformas digitais têm a responsabilidade de impactar as pessoas por meio da diversidade e da inclusão.
Dia 27: A expertise feminina em situações de crise, com Luciana Vodzik, Adriana Saliba Morasco, Renata Moraes Vichi e Camila Farani
Luciana Vodzik, diretora da Arezzo, Adriana Saliba Morasco, vice-presidente da The LYCRA Company para a América do Sul, Renata Moraes Vichi, CEO do grupo CRM, e Camila Farani, investidora anjo, são entrevistadas para a quarta mesa por Paola Deodoro, editora sênior de Beleza e Beauty Tudo da Marie Claire.
A conversa inicia com o relato das convidadas sobre a pandemia e o impasse de conciliar os papéis femininos impostos socialmente, como cuidar da casa, dos filhos, do marido e dos familiares. Em relação aos negócios, a conversa destacou a importância da adaptação e da inovação no momento de isolamento social, sobretudo no fortalecimento da conexão com o cliente.
Além de empresárias, duas delas, Luciana e Renata, são amigas e iniciaram uma parceria de trabalho, em um exemplo da importância da sororidade para o desenvolvimento das mulheres.
Dia 27: MC Talk: transparência, sustentabilidade e inclusão, com Patrícia Coimbra
Patrícia Coimbra, vice-presidente de capital humano, administrativo, sustentabilidade e marketing da SulAmérica Seguros e Previdência, é a última líder a participar do evento. Em sua apresentação, Patrícia mostra que com pequenas ações a realidade pode ser transformada.
A revista Marie Claire deu exemplo ao aplicar sua força como item cultural para dar voz a aspectos políticos e sociais de grande relevância na atualidade. O evento foi finalizado com a promoção da sustentabilidade e com o lembrete de que a sociedade deve confiar na ciência e se vacinar. Acompanhar três dias de conversas tão profundas e significativas, com mulheres que venceram muitos obstáculos e chegaram a posições que até hoje são predominantemente masculinas, foi uma esperança necessária para seguir em frente nesses tempos sombrios. Apesar de todos os impasses e dificuldades na trajetória, as convidadas mostram como ser mulher não deve ser um empecilho na conquista dos sonhos e como os preconceitos de gênero precisam ser superados.
A íntegra do evento está disponível no canal da Marie Claire no YouTube.
[Imagem de capa: Reprodução/Instagram/Marie Claire Br]