Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CINÉFILOS

Por: Aline Fiori (alinefiori05@usp.br) No Dia das Empregadas Domésticas (27), o filme Que horas ela volta? (2015) colabora para a denúncia dos abusos que estasRead More »
Por Vito Santos (vvitofs@usp.br) Na noite do dia 13 de abril, estreou na Cinemateca, como parte do 29º Festival Internacional de Documentários, Luiz Melodia –Read More »
Por Leticia Yamakami (leticiayamakami@usp.br) Em 2024, um dos longas que alcançou o sucesso do público e fez parte da seleção de melhores filmes do cinemaRead More »
Qual é o limite entre existir e, de fato, viver? Essa é uma das questões que ressoa nos corações de quem assiste Afire (Roter Himmel,Read More »
Banhos gelados, lavagem de roupas a mão e acidentes com vela são alguns dos aspectos presentes na vida de quem não possui energia elétrica emRead More »
“Pela primeira vez, temos a oportunidade de dizer coisas pela última vez.”  - Nouvelle Vague (1990), Jean-Luc Godard Nove meses após sua morte, a despedidaRead More »
No subúrbio sueco, três irmãs experienciam a liberdade no abandono. Sem os pais, as meninas de Paraíso em Chamas (Paradiset Brinner, 2023) vivem à deriva,Read More »
Com a chegada de outubro, a cidade de São Paulo volta a ser impactada por um de seus maiores e tradicionais eventos culturais, a MostraRead More »
O cinema indígena, ainda pouco conhecido, conseguiu tomar proporções globais nos últimos anos pela necessidade de proteger os povos originários, grupos relevantes para a proteçãoRead More »
Basta falar com qualquer maluco jogado por aí e existe uma chance não nula de que ele afirme, honesta e categoricamente, com olhos arregalados eRead More »
“Talvez nenhum seja o assassino, mas cada um pode tê-la matado”. É a essa conclusão que chega um desolado Yohan Vivès (Bastien Bouillon) sobre oRead More »
Atualmente, com o aumento de adeptos da comunidade LGBTQIAP+, se faz necessário promover o debate sobre as lutas dessas pessoas em épocas de grande repressão.Read More »
Posicione o seu alvo. Procure o melhor ângulo. Ajuste o foco. Prepare a câmera. 3, 2, 1 e CLIC. Você acabou de tirar uma foto.Read More »
A despedida nunca é fácil para ninguém e perder uma pessoa especial pode ser muito doloroso. É isso que fica claro em Peregrinos (Piligrimai, 2021),Read More »
Além de Nós (2022) acompanha a jornada de Leo (Miguel Coelho) e de seu tio Artur (Thiago Lacerda), que juntos partem em uma longa viagemRead More »
Pessoas ricas se dando mal e brigando por dinheiro. Parece a sinopse de uma nova novela, mas é apenas um “subgênero” em Hollywood com exemplosRead More »
“Um por todos e todos por um!”. Esse lema, muito presenciado em filmes teens americanos, onde a história se desenrola ao redor de um grupoRead More »
Guerra. Uma palavra simples e curta que carrega um monte de significados por trás. Significado de destruição. Significado de violência. Significado de morte. E queRead More »
Escolhido, entre 4 filmes, para representar Portugal e concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023, Alma Viva (2022), chegou à Mostra de CinemaRead More »
Você acorda e decide comer no café da manhã uma maçã e uma banana. Mais tarde, almoça uma salada com alface e tomate. Para finalizarRead More »
Fruto de um trabalho de sete anos, Alana Waksman apresenta em Assim Queimamos (We Burn Like This, 2021) parte de suas experiências pessoais como netaRead More »
Primeiro longa-metragem de Zhang Zebin, ator sem formação em direção conhecido por seu papel em Old Stone (2016), Ninguém ao Norte (No One in theRead More »
Em Pedregulhos (கூழாங்கல், 2021), duração do filme e dimensão temporal da narrativa são quase a mesma coisa. Isso porque, no período de pouco mais deRead More »
A Segunda Guerra Mundial já foi muito explorada no cinema, tanto nos circuitos comerciais quanto no meio mais underground. O filme de Denés Nagy, premiadoRead More »
Ao ter que se mudar do interior da Argentina para a capital, Buenos Aires, Camila (Nina Dziembrowski) precisa se adequar aos valores conservadores de suaRead More »
As visões sobre o sexo e a tradição dos casamentos precoces de um lado. Do outro, a escolarização e a independência intelectual e financeira daRead More »
A Colheita do Trigo (Maizishule, 2021) é um filme com vários potenciais: tem uma boa premissa, um cenário muito bonito e atuações relativamente boas. ApesarRead More »
Qual é o valor de uma árvore centenária para as pessoas que vivem em seu entorno? O poder pode pagar pelas memórias e significações queRead More »
No filme Murina (2021), Julija (Gracija Filipovic) é uma adolescente que apresenta uma boa relação com a sua mãe, Nela (Danica Curcic), e uma péssimaRead More »
O Compromisso de Hasan (Bağlılık Hasan, 2021) conta a história de Hasan (Umut Karadağ), um agricultor turco, o qual descobre que a prefeitura planeja comprometerRead More »
Há coisas da família que nunca seremos capazes de compreender. O que levou nossos progenitores a fazerem as escolhas que fizeram no passado? O queRead More »
Em 1972, quando Carl Bernstein e Bob Woodward, repórteres do Washington Post, decidiram investigar a prisão de cinco pessoas que tentavam fotografar documentos e implementarRead More »
Há filmes que transportam para dentro de seus desdobramentos o telespectador  através do roteiro, das falas poéticas ou chocantes. Ele deposita a pessoa em frenteRead More »
Quando Kakhi (Levan Tedaishvili) deixa sua casa na Geórgia e chega em Nova York, ele é só mais um em Little Odessa. O distrito, originalmenteRead More »
A moralidade e as relações de um CEO multimilionário são temas do longa O Atlas dos Pássaros (The Bird Atlas, 2021), da República Tcheca. ARead More »
Na Ucrânia, no final de 2013, parte da população civil entrou em conflito com o governo. Os manifestantes exigiam a integração do país ao blocoRead More »
Listen (2020) é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora Ana Rocha de Sousa e conquistou seis prêmios no Festival de Veneza, dentre eles, oRead More »
O filme Pegando a Estrada (Jaddeh Khaki, 2021) mostra a viagem de carro de uma família constituída por 5 membros: uma mãe mal humorada (PanteaRead More »
Dois apartamentos são praticamente os únicos espaços em que o longa suíço A Garota e a Aranha (Das Mädchen und die Spinne, 2021) se desenrola.Read More »
O filme Os anos 20 (Années 20, 2021), acompanha uma tarde de vários personagens que voltam a percorrer as ruas de Paris durante o contextoRead More »
Fawzi e Mahmoud vivem no campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, e sonham em se tornarem jogadores de futebol profissionais. Para isso, treinam todosRead More »
Exibido pela primeira vez em Sundance, no dia 31 de janeiro de 2021, e vencedor do Big Screen Award no prestigiado Festival de Roterdã, ORead More »
A trama começa quando uma jovem burguesa e seu assistente pessoal encontram um russo de chapéu em uma praia da Alemanha no começo do séculoRead More »
Björn Andrésen tinha 16 anos quando foi selecionado por Luchino Visconti para performar o papel de Tadzio no que seria a obra prima do diretorRead More »
Com Lua Azul (Crai Nou, 2021), Alina Grigore é a segunda mulher, pelo segundo ano consecutivo, a receber o Concha de Ouro, prêmio máximo doRead More »
Durante o ano de 2020, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo realizou o evento apenas no formato online, devido a necessidade de isolamentoRead More »
No último domingo (18), foi transmitida a premiação do É Tudo Verdade 2021 — 26° Festival Internacional de Documentários — no YouTube. O anúncio dosRead More »
Esse filme faz parte da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique na tag no final do texto.Read More »
Esse filme faz parte da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique na tag no final do texto.Read More »
Esse filme faz parte da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique na tag no final do texto.Read More »
Rolar para cima